Questões de Concurso Público Prefeitura de Pindamonhangaba - SP 2023 para Médico Ambulatorial em Clínicas Básicas e Especialidades - Pediatra

Foram encontradas 6 questões

Q2224010 Medicina
Pré-escolar, sexo masculino, 8 anos de idade, previamente hígido, é trazido à Unidade de Saúde por artralgia em joelhos, impedindo-o de jogar bola há 2 dias. Na semana anterior, estava com coriza hialina e apresentou diarreia, sem vômitos. Hoje, acordou com epistaxe e presença de petéquias em tórax e pescoço. O hemograma revela hemoglobina de 13 g/dL, plaquetas de 25000/mm3 , leucócitos de 9400/mm3 e ausência de formas jovens. A radiografia de abdome é normal. O mais provável diagnóstico para esse quadro é: 
Alternativas
Q2224011 Medicina
Lactente, sexo feminino, 3 meses de idade, com 5500 g, nascida de parto normal a termo, com peso de 3200 gramas, em aleitamento materno exclusivo, é trazida para consulta de rotina. Ao exame físico, é observado que está discretamente descorada. Fígado e baço não estão palpáveis. A mãe nega outras queixas. Foi solicitado um hemograma com hemoglobina de 9,5 g/dL e hematócrito de 27. Teste do pezinho (triagem neonatal) sem alterações. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta correta.
Alternativas
Q2224013 Medicina
Recém-nascido, sexo feminino, no nono dia de vida, comparece à Unidade Básica de Saúde para checagem dos testes de triagem neonatal, colhidos no terceiro dia de vida (60 horas de vida), na ocasião de sua alta da maternidade. Foi RN de termo, com peso de nascimento de 2870 g. O “teste do pezinho” para o hipotireoidismo congênito foi “positivo”, com resultado de TSH maior que 10 mUI/L. Sobre esse resultado e sua conduta adequada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2224019 Medicina
Escolar, sexo masculino, 7 anos de idade, chegou ao Pronto atendimento com poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento há 10 dias. A suspeita foi de cetoacidose diabética. Quais são os critérios para o diagnóstico de cetoacidose diabética? 
Alternativas
Q2224022 Medicina
Adolescente de 13 anos, sexo masculino, compareceu à consulta com queixa de dor de garganta e fadiga há uma semana. Ele também apresentou febre, sudorese noturna e perda de apetite. Ao exame físico, observa-se aumento dos linfonodos cervicais, além de exsudato amigdaliano. A avaliação laboratorial revelou leucocitose com linfócitos atípicos presentes no esfregaço de sangue periférico. O teste rápido para detecção de anticorpos contra o vírus Epstein-Barr (EBV) foi positivo. O diagnóstico de mononucleose infecciosa foi confirmado. É uma complicação da mononucleose infecciosa frequente em adolescentes:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: C