Questões de Concurso Público Prefeitura de Pindamonhangaba - SP 2023 para Médico Ambulatorial em Clínicas Básicas e Especialidades - Pediatra

Foram encontradas 4 questões

Q2224027 Medicina
Uma pediatra que dá assistência e apoio à equipe de saúde da família percebeu que, nas consultas de puericultura, houve um aumento das queixas de agitação, irritabilidade e tristeza nas crianças e adolescentes, após o período da pandemia da covid-19. Muitos pais, preocupados com as mudanças de comportamento dos filhos, estão solicitando a prescrição de medicamentos e encaminhamentos para consulta com psicólogos. Nesse cenário, atento à situação, a médica, em conjunto com a equipe, deve planejar e executar ações de saúde no território que contemplem essa nova demanda. Considerando as informações apresentadas e com base na Educação Popular em Saúde, qual a principal ação a ser realizada com as famílias dessas crianças?
Alternativas
Q2224028 Medicina
Um lactente com 2 anos de idade foi levado à Unidade Básica de Saúde por apresentar um aumento súbito de volume de região inguinal há cerca de 30 dias, mas que desapareceu logo a seguir. Como a tumoração tem aparecido e desaparecido repetidas vezes, a mãe procurou atendimento médico. Ao exame físico, nessa consulta, a criança estava bem, eupneica, hidratada e afebril, com ausculta cardiopulmonar e exame abdominal normais. Na inspeção e palpação da região inguinal, não foram encontradas massas ou tumorações, mas o médico examinador identificou a presença de espessamento do cordão espermático do lado direito. De acordo com o quadro apresentado, o diagnóstico inicial e a conduta a ser adotada são, respectivamente,
Alternativas
Q2224029 Medicina
Lactente com 18 meses de idade vem à consulta médica em uma Unidade Básica de Saúde para puericultura. O médico observa que as vacinas que a criança deveria ter recebido aos 15 meses estão em atraso, mas recebeu todas as vacinas anteriormente recomendadas pelo calendário de imunização atual do Ministério da Saúde. Entre as vacinas a serem recomendadas para essa criança, ainda de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, está(ão)
Alternativas
Q2224032 Medicina
Adolescente, sexo feminino, com 13 anos de idade, comparece à Unidade Básica de Saúde, queixando-se que “ainda não menstruou”. A mãe mostra-se ansiosa, pois relata acreditar que o desenvolvimento puberal da filha está atrasado em relação às amigas da mesma idade. Ao exame físico, a adolescente apresenta altura e peso compatíveis com percentil 40 do gráfico de crescimento da Organização Mundial da Saúde. Observa-se mamas desenvolvidas, sem separação do contorno com areóla (M3 na classificação de Tanner), assim como presença de pelos pigmentados, longos e encaracolados, atingindo a região púbica (P3 na classificação de Tanner). Nesse caso, qual a conduta mais adequada?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: B