Questões de Concurso Público IMA-SC 2019 para Economista

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640928 Economia
Choques de oferta, como a elevação dos preços do petróleo derivado de acordos da restrição de produção por parte de países membros da OPEP, restrições legais, desastres e eventos ambientais extremos podem afetar os custos de produção e os preços gerais da economia como um todo.
Com relação aos choques de oferta, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640939 Economia
Ao longo dos anos, eventualmente, a Epagri elabora uma análise do mercado de Pinhão, em Santa Catarina. A Demanda pelo produto depende de diversos fatores, tais como a renda das famílias, a vinda de turistas para o Estado, gostos, expectativas, entre outros. Pelo lado da oferta, o clima é a variável mais relevante, pois influencia diretamente na produtividade das araucárias.
Em relação ao que acontece com as variações do Preço de equilíbrio e da Quantidade de equilíbrio deste mercado, elabora-se no Quadro um conjunto de cenários possíveis:
Imagem associada para resolução da questão
Em relação ao Quadro, considere as proposições acerca do preço (de equilíbrio) e da quantidade (de equilíbrio), sabendo que a demanda e a oferta não são, perfeitamente, elásticas nem, perfeitamente, inelásticas.
I. No cenário A existe uma incerteza quanto à tendência do preço e no cenário B existe uma incerteza quanto à tendência da quantidade. II. No cenário B existe uma incerteza quanto à tendência do preço e no cenário C a quantidade diminui. III. No cenário C o preço diminui e no cenário D a quantidade diminui. IV. No cenário A o preço aumenta e no cenário D a quantidade aumenta. V. No cenário B o preço diminui e no cenário D a quantidade aumenta.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640940 Economia
A Alimenthus Ltda, pequena empresa familiar, higieniza, seleciona e embala alimentos in natura para supermercados, objetivando diminuir o desperdício de frutas e verduras. Em determinado tempo decidiu sofisticar a sua produção, incluindo produtos orgânicos no seu roll. Ao juntar a produção dos dois tipos de alimentos (tradicionais e orgânicos) nas mesmas instalações de suas atividades, a empresa identificou que seus custos totais médios ficaram menores do que quando produzia apenas produtos tradicionais. Quando estava planejando suas próximas ações, estimou que ao considerar o horizonte de longo prazo, se aumentasse a produção dos produtos orgânicos perderia os ganhos de eficiência, devido ao alto custo da mão de obra especializada.
Em relação à informação, a Alimenthus Ltda apresenta:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640943 Economia
Em um mercado extrativista de carvão mineral, duas empresas dominam a oferta local (empresa A e empresa B). São consideradas um caso especial de oligopólio, um duopólio. Como interagem no mesmo ambiente, suas estratégias de produção (alta ou baixa) afetam mutuamente os lucros de ambas. A alta extração pressiona os preços para baixo e a baixa extração causa escassez, o que nivela para cima os preços. Os lucros individuais, então, vão oscilar e, devido à relação existente entre os retornos das empresas, diferentes resultados podem ocorrer. Todos os dias as empresas apenas decidem se vão produzir muito ou pouco. As possibilidades estão descritas na matriz de payoff abaixo:
Imagem associada para resolução da questão Analise as proposições em relação à informação e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Caso o jogo tenha apenas uma rodada, a estratégia dominante e as possibilidades de lucro esperado, para a empresa B, será de produção alta e um lucro de $ 8 bi ou $ 12 bi.
( ) Em um eventual conluio, ambas as empresas ganhariam o máximo lucro, ou seja, $ 12 bi para cada.
( ) Caso ambas as empresas empreguem as suas respectivas estratégias dominantes, a produção será alta e o lucro será o máximo possível para cada, na primeira rodada.
( ) Supondo um conluio no início do jogo, o lucro na rodada seguinte será de $ 12 bi para a empresa B, caso ela rompa o acordo e a empresa A coopere.
( ) Na possiblidade de jogos repetidos ao infinito sem conluio, a adoção da estratégia tit-for-tat (olho-por-olho), por ambas as empresas, resultará em um equilíbrio de Nash.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640944 Economia
Observe abaixo um gráfico típico de oferta e demanda de um mercado competitivo, onde o eixo da abcissa representa a quantidades unidades (u) e o eixo da ordenada, os preços em unidades monetárias ($).
Imagem associada para resolução da questão Observe o gráfico acima e considere as proposições.
I. A maximização do excedente do consumidor ocorre na ausência de peso morto. II. Em se considerando uma economia aberta, caso o preço internacional passasse de $ 2,5 para o equivalente a $3,5, haveria o incentivo à importação do produto. III. Ao preço de $ 3,0, o excedente do consumidor será de $ 16,0. IV. Caso o governo tabelasse o preço, diminuindo de $2,5 para $ 2,0 os consumidores seriam beneficiados por um aumento de seu excedente. V. Caso o governo, por algum motivo, impusesse um imposto que aumentasse o preço de $ 2,5 para $ 3,0, isso geraria peso morto no mercado.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: A