Questões de Concurso Público SEDF 2022 para Professor de Educação Básica - Música, Edital nº 31
Foram encontradas 8 questões
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977970
Música
Considerando as figuras acima, julgue o item.
Considere-se uma música que tenha começado em Lá bemol menor e, em determinado momento, modulado para o relativo do homônimo. Nesse caso, é correto afirmar que ela modulou de Lá bemol menor para Dó maior.
Considere-se uma música que tenha começado em Lá bemol menor e, em determinado momento, modulado para o relativo do homônimo. Nesse caso, é correto afirmar que ela modulou de Lá bemol menor para Dó maior.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977971
Música
Considerando as figuras acima, julgue o item.
No exemplo musical ilustrado na Figura 4, há símbolos de dinâmica, articulação e ornamento, entre os quais se incluem os seguintes: crescendo; decrescendo; estacato; trinado; grupeto; e tenuto.
No exemplo musical ilustrado na Figura 4, há símbolos de dinâmica, articulação e ornamento, entre os quais se incluem os seguintes: crescendo; decrescendo; estacato; trinado; grupeto; e tenuto.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977978
Música
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item.
Considere-se que um músico de choro tenha decidido analisar a harmonia de uma música em Mi maior para facilitar sua transposição para outras tonalidades. A análise é a seguinte.
I – V7 – VIm – V7/V – IIm – V7 – I – V7/IV – IV – IVm – I
Considere-se, ainda, que o músico tenha entregado essa análise para uma pianista e solicitado que ela executasse a música em Lá maior. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que os acordes que a pianista deveria executar são os apresentados a seguir.
A – E7 – F#m – B7 – Bm – E7 – A – A7 – D – Dm – A
Considere-se que um músico de choro tenha decidido analisar a harmonia de uma música em Mi maior para facilitar sua transposição para outras tonalidades. A análise é a seguinte.
I – V7 – VIm – V7/V – IIm – V7 – I – V7/IV – IV – IVm – I
Considere-se, ainda, que o músico tenha entregado essa análise para uma pianista e solicitado que ela executasse a música em Lá maior. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que os acordes que a pianista deveria executar são os apresentados a seguir.
A – E7 – F#m – B7 – Bm – E7 – A – A7 – D – Dm – A
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977979
Música
Considerando as figuras apresentadas, julgue o item.
O canto gregoriano é um gênero litúrgico caracterizado pela monodia a capella; geralmente, a melodia mantinha-se dentro de uma tessitura de uma oitava com ritmo ditado pela prosódia das palavras cantadas na língua latina. O termo “gregoriano” deriva do uso dos modos gregos, que ditavam as organizações intervalares e as notas principais a serem enfatizadas. Entre os modos gregos, incluem-se o Mixolídio e o Jônico.
O canto gregoriano é um gênero litúrgico caracterizado pela monodia a capella; geralmente, a melodia mantinha-se dentro de uma tessitura de uma oitava com ritmo ditado pela prosódia das palavras cantadas na língua latina. O termo “gregoriano” deriva do uso dos modos gregos, que ditavam as organizações intervalares e as notas principais a serem enfatizadas. Entre os modos gregos, incluem-se o Mixolídio e o Jônico.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977983
Música
Considerando as figuras acima, julgue o item.
Considere-se que, ao analisar a partitura de uma Ária barroca, uma cantora percebeu que a música era dividida em duas partes, cada uma com as seguintes características: a primeira parte finaliza com uma cadência autêntica na tônica; e a segunda parte finaliza com uma cadência na dominante, com a informação “Da capo”. Nesse caso, trata-se de uma “Ária da Capo”, cuja forma musical é ternária.
Considere-se que, ao analisar a partitura de uma Ária barroca, uma cantora percebeu que a música era dividida em duas partes, cada uma com as seguintes características: a primeira parte finaliza com uma cadência autêntica na tônica; e a segunda parte finaliza com uma cadência na dominante, com a informação “Da capo”. Nesse caso, trata-se de uma “Ária da Capo”, cuja forma musical é ternária.