Questões de Concurso Público SEDF 2022 para Professor de Educação Básica - Música, Edital nº 31
Foram encontradas 5 questões
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977984
Educação Artística
Considerando as figuras acima, julgue o item.
Um dos principais compositores da música minimalista é Steve Reich; em suas obras minimalistas, ele desenvolveu a técnica de repetição com defasagem, na qual um trecho musical é repetido e sobreposto ao mesmo trecho que é progressiva e continuamente atrasado até retornar ao ponto de origem, no qual ambos os trechos tocam as mesmas ideias, ao mesmo tempo. Essa técnica foi aplicada à reprodução em loop de um mesmo trecho musical gravado, duplicado e com a execução do segundo trecho atrasado de forma mecânica na obra Violin Phase, além de também ter sido aplicada em uma partitura escrita na obra Clapping Music.
Um dos principais compositores da música minimalista é Steve Reich; em suas obras minimalistas, ele desenvolveu a técnica de repetição com defasagem, na qual um trecho musical é repetido e sobreposto ao mesmo trecho que é progressiva e continuamente atrasado até retornar ao ponto de origem, no qual ambos os trechos tocam as mesmas ideias, ao mesmo tempo. Essa técnica foi aplicada à reprodução em loop de um mesmo trecho musical gravado, duplicado e com a execução do segundo trecho atrasado de forma mecânica na obra Violin Phase, além de também ter sido aplicada em uma partitura escrita na obra Clapping Music.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977985
Educação Artística
Considerando as figuras acima, julgue o item.
Tom Jobim, um dos criadores da bossa nova, estudou violão e piano desde muito cedo, e suas composições de bossa nova sofreram influência de compositores contemporâneos da música de concerto, tais como Arnold Schoenberg e Igor Strawinsky, como fruto de seu contato e de suas aulas com Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Um exemplo dessa influência está na obra Insensatez, de Tom Jobim, que é similar ao Prelúdio N.°4 em Mi Menor, Opus 28, de Strawinsky.
Tom Jobim, um dos criadores da bossa nova, estudou violão e piano desde muito cedo, e suas composições de bossa nova sofreram influência de compositores contemporâneos da música de concerto, tais como Arnold Schoenberg e Igor Strawinsky, como fruto de seu contato e de suas aulas com Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Um exemplo dessa influência está na obra Insensatez, de Tom Jobim, que é similar ao Prelúdio N.°4 em Mi Menor, Opus 28, de Strawinsky.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1977989
Educação Artística
Considerando as figuras acima, julgue o item.
Uma das principais características do samba é o uso da síncope no acompanhamento rítmico. Essa foi uma das características apropriadas pela bossa nova. Todavia, enquanto no samba a síncopa está presente tanto no acompanhamento quanto na melodia, na bossa nova, o uso da síncopa restringe-se ao acompanhamento rítmico e harmônico, sendo que a melodia praticamente não utiliza a síncopa. Isso está claro desde a gravação da primeira música considerada bossa nova, Chega de Saudade, gravada por João Gilberto em 1956.
Uma das principais características do samba é o uso da síncope no acompanhamento rítmico. Essa foi uma das características apropriadas pela bossa nova. Todavia, enquanto no samba a síncopa está presente tanto no acompanhamento quanto na melodia, na bossa nova, o uso da síncopa restringe-se ao acompanhamento rítmico e harmônico, sendo que a melodia praticamente não utiliza a síncopa. Isso está claro desde a gravação da primeira música considerada bossa nova, Chega de Saudade, gravada por João Gilberto em 1956.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1978002
Educação Artística
Em relação à educação musical e a assuntos correlatos, julgue o item.
Autores como Keith Swanwick e Paul Haack apresentaram diferentes concepções de educação musical, evidenciando valores e funções específicas. Assim, a educação musical poderia ser entendida como educação musical estética ou como educação musical utilitária. Na visão tradicional de ensino, ambas as visões são enfocadas como excludentes, o que ocasionou uma série de debates sobre o tema educação estética versus educação utilitária da educação musical a partir dos anos 1960. Atualmente, os educadores musicais têm discutido uma visão de educação musical integradora, que soma ambas as concepções.
Autores como Keith Swanwick e Paul Haack apresentaram diferentes concepções de educação musical, evidenciando valores e funções específicas. Assim, a educação musical poderia ser entendida como educação musical estética ou como educação musical utilitária. Na visão tradicional de ensino, ambas as visões são enfocadas como excludentes, o que ocasionou uma série de debates sobre o tema educação estética versus educação utilitária da educação musical a partir dos anos 1960. Atualmente, os educadores musicais têm discutido uma visão de educação musical integradora, que soma ambas as concepções.
Ano: 2022
Banca:
Quadrix
Órgão:
SEDF
Prova:
Quadrix - 2022 - SEDF - Professor de Educação Básica - Música - Edital nº 31 |
Q1978007
Educação Artística
Quanto à metodologia de ensino da música e a assuntos correlatos, julgue o item.
Murray Schafer, compositor e educador musical canadense, pautou-se na experiência da aprendizagem musical na perspectiva da consciência sonora. Para o autor, a música deve ser ouvida a partir da relação equilibrada entre o homem, o ambiente e as diversas possibilidades criativas do fazer musical. O desenvolvimento da paisagem sonora proposta por Schafer quanto ao ensino do contexto escolar deve ser proposto a fim de despertar nos alunos a consciência da coletividade sobre um fenômeno ubíquo e a compreensão das implicações do som na qualidade de vida em todo o planeta.
Murray Schafer, compositor e educador musical canadense, pautou-se na experiência da aprendizagem musical na perspectiva da consciência sonora. Para o autor, a música deve ser ouvida a partir da relação equilibrada entre o homem, o ambiente e as diversas possibilidades criativas do fazer musical. O desenvolvimento da paisagem sonora proposta por Schafer quanto ao ensino do contexto escolar deve ser proposto a fim de despertar nos alunos a consciência da coletividade sobre um fenômeno ubíquo e a compreensão das implicações do som na qualidade de vida em todo o planeta.