Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Piauí - PI 2023 para Professor de Língua Portuguesa

Foram encontradas 10 questões

Q2207465 Português
Leia o excerto a seguir.
“Terceiro maior produtor de alimentos do mundo segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Brasil provê comida para cerca de 800 milhões de pessoas, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tamanha fartura não impede que 125,2 milhões de pessoas, mais da metade da população do país, enfrentem algum nível de insegurança alimentar. A definição inclui não apenas ingerir comida em quantidade insuficiente, mas também de baixa qualidade, de acordo com dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan). Como resolver esse paradoxo? Pesquisas em diferentes campos do conhecimento propõem que a chave está em abordar o problema da fome analisando gargalos em sistemas alimentares, que abarcam a trajetória do cultivo até a mesa do consumidor, além de passar a considerar os impactos da crise climática nesse cenário.”
QUEIROZ, Christina. Ciência propõe olhar abrangente para sanar a fome no Brasil. Pesquisa Fapesp, junho de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-propoe-olhar-ampliado-para-sanara-fome-no-brasil/. Acesso em: 07 jun. 2023.

De acordo com esse excerto:
Alternativas
Q2207468 Português

Qual é a função da linguagem predominante na propaganda abaixo?


Imagem associada para resolução da questão



Créditos: PATEO Hyundai (Facebook). 22 de junho de 2020. Acesso em: 04 jun. 2023.

Alternativas
Q2207469 Português
Leia a tirinha abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta uma informação que NÃO se faz pertinente ao texto.

Imagem associada para resolução da questão

LEITE, Will. Anésia 694, 03 de junho de 2023. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/anesia-694/. Acesso em: 05 jun. 2023.
Alternativas
Q2207470 Português
Leia o excerto a seguir.

     “Passou-se uma hora. O Sol chegou ao poente. Veio o lusco-fusco, e com ele aumentaram as tristezas, os medos e as agonias das mulheres recolhidas na casa-grande.

      Rosalina, tendo posto todos os cães da banda de fora, e fechado todas as portas da casa, abriu o seu tosco oratório e convidou as outras ao terço tradicional, agora mais do que nunca necessário para fortalecer os espíritos abatidos.

     Florinda estava expirando. Ao lado dela achava-se Luísa desfeita em lágrimas, e Aninha que ajudava a enferma a morrer. A porta do aposento inteiramente aberta deixava ver as outras mulheres de joelhos na sala, aos pés do oratório, cantando as rezas que constituem o terço, essa parte do culto externo que, depois de longamente usada em quase todo o norte, desapareceu das capitais, e já não tem no próprio interior das províncias a prática geral a que em grande parte se deve referir o adoçamento dos costumes dessas povoações antes de haverem sido dotadas com as escolas e com os institutos de educação que atualmente as disputam à ignorância com mais vigor e proveito.”

TÁVORA, Franklin. O cabeleira. Disponível em:

http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/o_cabeleira.pdf.
Acesso em: 04 jun. 2023.
A palavra “expirando”, empregada nesse excerto, significa:
Alternativas
Q2207485 Português

O texto é base para a questão:


Maior incidência de miopia é consequência da exposição contínua a telas na pandemia


    “Com o isolamento social, as crianças ficaram dentro de casa e as atividades se limitaram às telas, como computadores, smartphones e televisores, restringindo o campo visual”, afirma Luciana Emi Sasaki Assae, oftalmologista

    Conforme a médica explica, “apesar de fatores genéticos e hereditários, estudos comprovam que a exposição continuada, sem intervalos, às telas, seja de smartphones ou computadores, aumenta a chance de a criança se tornar míope".

    Na China, um estudo investigou como o isolamento e o maior tempo de exposição a telas impactou nos casos de miopia na população pediátrica. Para isso, uma equipe internacional de pesquisadores analisou dados de 123 mil crianças entre 6 e 13 anos. Após a avaliação, os autores concluíram que "a prevalência de miopia aumentou de 1,4 a 3 vezes em 2020 em comparação com os 5 anos anteriores". "O estado refrativo das crianças mais novas pode ser mais sensível às mudanças ambientais do que as idades mais avançadas, uma vez que as mais novas estão em um período crítico para o desenvolvimento da miopia", acrescentam em artigo publicado na revista científica Jama Ophthalmology.

https://canaltech.com.br/saude/aumento-de-casos-de-miopia-infantil-surge-como-efeito-da-pandemia-de-covid-19-233110/15 de Dezembro de 2022
Considerando o tipo do texto, é correto afirmar que é predominantemente: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: B
5: B