Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2024 para Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2371281 Veterinária
A brucelose, doença infectocontagiosa causada pelas bactérias do gênero Brucella, é uma zoonose que acomete diferentes animais, especialmente bovinos, podendo ser transmitida ao homem através do contato direto com animais infectados, fômites ou, ainda, através da ingestão de produtos de origem animal contaminados. Na carne crua de animais portadores da doença, especialmente contendo restos de tecido linfático e sangue, podem existir células viáveis da bactéria. Dessa forma, a inspeção ante-mortem e post-mortem de animais de açougue nos abatedouros frigoríficos é de extrema importância para evitar riscos e, ainda, assegurar a saúde pública. Sobre o julgamento de carcaças com animais confirmados ou com suspeita de brucelose, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2371282 Veterinária
Em determinada unidade de beneficiamento de mel e derivados, ao analisar um lote de mel monofloral antes do beneficiamento, foram obtidos os seguintes resultados das análises físico-químicas: Umidade (18,2 g/100 g); sólidos solúveis (66,8 g/100 g); minerais (4,1 g/100 g); hidroximetilfurfural (75 mg/kg); e, positivo para presença da enzima diastase. De acordo com as características fisíco-químicas previstas no regulamento de identidade do mel (IN 11, de 20 de outubro de 2000), é correto afirmar que o lote do mel monofloral analisado apresentou
Alternativas
Q2371283 Veterinária
Na transformação do músculo em carne, uma série de eventos bioquímicos ocorrem na carcaça de animais de açougue após o abate. Fatores relacionados ao animal em si e, principalmente, ao manejo pré-abate influenciam na bioquímica post-mortem e, consequentemente, na qualidade final da carcaça. Sobre as etapas post-mortem na transformação do músculo em carne e os defeitos que podem ocorrer na carcaça, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2371284 Veterinária
De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária, a inspeção do pescado destinado ao consumo humano é obrigatório a fim de garantir a segurança do alimento e, consequentemente, dos consumidores. O controle de qualidade dos peixes no estabelecimento abrangem as análises sensoriais, indicadores de frescor, controle de histamina em espécies formadoras, além do controle de biotoxinas ou toxinas perigosas ao homem. São características sensoriais a serem observadas na avaliação do frescor dos peixes, EXCETO:
Alternativas
Q2371285 Veterinária
Considere a situação hipotética a seguir: a polícia indiciou sócios e funcionários de determinada marca de molho de tomate por crime contra a relação de consumo, devido à presença de fungos e ovos de parasitas em produtos. Amostras de três molhos de tomate coletadas em dezembro de 2022 foram analisadas pelo Instituto Geral de Perícias, e indicaram estruturas fúngicas filamentares e, de acordo com os peritos, possivelmente foram advindas de contaminação, estando impróprias ao consumo. De acordo com as informações da perícia, neste caso de molho de tomate contaminado e comercializado pela empresa, é possível afirmar que a modalidade de fraude identificada é por
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: A