Questões de Concurso Público DPE-PR 2024 para Analista da Defensoria Pública - Serviço Social

Foram encontradas 10 questões

Q2353909 Serviço Social
Pela Constituição brasileira, as pessoas vivendo com HIV ou AIDS, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos; entre eles, estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública e, por isso, são amparadas pela lei. O Brasil possui legislação específica quanto aos grupos mais vulneráveis ao preconceito e à discriminação, como homossexuais, mulheres, negros, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas infecciosas e de deficiências.
(Disponível em: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hiv-aids/direitos-das-pvha. Atualizado em: 18/10/2023. Adaptado.)

Sobre os direitos garantidos por lei às pessoas que vivem com HIV, analise as afirmativas a seguir.
I. A pessoa vivendo com HIV tem o direito de manter em sigilo a sua condição sorológica no ambiente de trabalho. Isso inclui testes de admissão, testes periódicos ou de demissão.
II. O trabalhador portador do vírus HIV, ou o trabalhador que possuir dependente portador do vírus HIV, poderá sacar o saldo do FGTS integralmente.
III. A pessoa que vive com HIV faz jus à isenção do imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria.
IV. Os benefícios que também podem ser garantidos às pessoas que vivem com HIV/AIDS são: auxílio-doença (incapacidade temporária para o trabalho); aposentadoria por invalidez (incapacidade permanente para o trabalho); e, Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Constitui direitos garantidos às pessoas que vivem com HIV/AIDS o que se afirma em
Alternativas
Q2353910 Serviço Social
Os diferentes relatórios sociais são instrumentos privilegiados para a sistematização da prática do assistente social. O relatório social é a descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio do estudo. Contém o relato dos dados coletados, das intervenções realizadas e das informações adquiridas. Considerando os diferentes tipos de relatórios, analise o trecho a seguir:

É utilizado na área judicial em situações de emergência como, por exemplo, situação na qual uma criança se encontra em risco e necessita de acolhimento institucional, sendo emitido um parecer após breve relato da situação e apresentado ao juiz.
(Magalhães, 2019.)

Tal informação se refere ao relatório 
Alternativas
Q2353911 Serviço Social
Sobre a instrumentalidade do exercício profissional do assistente social, analise as afirmativas a seguir.
I. Dá-se no processo de atendimento às necessidades materiais e espirituais.
II. É campo de mediação, dentre elas, da cultura profissional. No exercício profissional, o assistente social lança mão do acervo ideocultural disponível nas ciências sociais ou na tradição marxista e o adapta aos objetivos profissionais.
III. Expressa-se nas funções que lhe são requisitadas: executar, operacionalizar e implementar políticas sociais.
IV. Refere-se apenas ao conjunto de instrumentos (neste caso, a instrumentação técnica), que são utilizados de forma privativa no exercício do trabalho social. As dimensões da instrumentalidade no trabalho profissional do assistente social são, respectivamente: teórico-ontológica; técnico-reflexiva; e, ético-ideológica.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2353912 Serviço Social
O assistente social deve fazer uma reflexão acerca dos objetivos específicos que ele espera alcançar para escolher qual tipo de entrevista que melhor atende a tais propósitos. “A entrevista que possui como vantagem a rapidez na aplicação das perguntas e o desenvolvimento de levantamentos sociais, sendo muito empregada para traçar o perfil socioeconômico dos usuários, ou em critérios de inclusão em programas sociais, além de ser empregada em pesquisas de avaliação da qualidade dos serviços prestados aos usuários do Serviço Social” denomina-se entrevista
Alternativas
Q2353913 Serviço Social
Sobre a atuação de assistentes sociais na política urbana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho social na política urbana, exercido por assistentes sociais sob a direção do projeto ético-metodológico, deve estar orientado na perspectiva da garantia de renda.
( ) As ações profissionais na política urbana devem ser operacionalizadas no campo da intersetorialidade, o que significa considerar conhecimentos e práticas de profissionais de outras áreas de conhecimento, superando a fragmentação e com o propósito de assegurar as condições de acesso às demais políticas e direitos.
( ) As principais ações desenvolvidas pelo assistente social na política urbana são: de caráter socioeducativo; de caráter organizativo e de mobilização popular; de assessoria, supervisão e formação; e, de planejamento, gestão e coordenação.
( ) O trabalho social na política urbana, exercido por assistentes sociais, deve ocorrer sob dois grandes eixos: uma perspectiva coletiva, junto aos movimentos sociais, nos processos de participação e organização popular, e uma perspectiva individual e/ou grupal, com vistas a construir respostas às necessidades básicas dos sujeitos usuários da política urbana, no acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: B