Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Professor de Geografia
Foram encontradas 3 questões
1. Floresta Amazônica. 2. Caatinga. 3. Cerrado. 4. Mata Atlântica. 5. Pantanal. 6. Mata de Araucária. 7. Campos Sulinos.
( ) Encontra-se no planalto meridional brasileiro, com altitudes superiores a 500 metros. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada.
( ) Estão localizados no clima temperado do extremo sul do país. Os terrenos planos, de planícies e planaltos gaúchos, e as coxilhas de relevo ondulado são colonizados por espécies pioneiras campestres.
( ) Originalmente foi a floresta com a maior extensão latitudinal do planeta. A variabilidade climática ao longo de sua distribuição é grande, indo desde climas temperados superúmidos, no extremo sul, a tropical úmido e semiárido no nordeste.
( ) É a maior planície de inundação do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta.
( ) Ocupa a região do planalto central brasileiro. O clima da área apresenta duas estações bem definidas, com fisionomias variadas.
( ) É a maior formação florestal do planeta, condicionada por um clima equatorial úmido. Possui uma grande variedade de fisionomias vegetais, desde florestas densas até campos.
( ) Compreende todos os estados do nordeste brasileiro, além do norte de Minas Gerais; predominam as vegetações xerófitas.
A sequência está correta em
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas,são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
Descrição nº 1: refere-se a uma porção específica da superfície terrestre que possui características distintivas e únicas. Essas características podem ser físicas, como relevo, clima, vegetação e recursos naturais; ou características humanas, como cultura, história, arquitetura e população. Podem variar em tamanho, desde algo pequeno quanto uma casa ou uma árvore, até algo grande como uma cidade, estado ou país. Cada porção específica da superfície terrestre tem sua identidade única sendo identificável por suas características particulares.
Descrição nº 2: é uma área geográfica mais ampla e abrangente que compreende a interação complexa entre os elementos naturais e humanos. Inclui todos os recursos naturais; culturais; e, humanos, que formam o cenário visual e ambiental de uma região específica, tais como montanhas; rios; florestas; cidades; estradas; edifícios; campos agrícolas; e, outros elementos físicos e culturais. É resultante da interação contínua entre a natureza e as atividades humanas ao longo do tempo.
As descrições se referem aos conceitos de: