Questões de Concurso Público FEPAM - RS 2023 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 7 questões

Q2123809 Engenharia Florestal
O processo de gerir Unidades de Conservação da Natureza – UC, envolve o desafio de associar as táticas voltadas à preservação e à conservação da biodiversidade com o estabelecimento de diretrizes e ações para promover o desenvolvimento sustentável, de forma a considerar as especificidades ambientais e socioeconômicas dos respectivos territórios. É fundamental realizar o plano de manejo como instrumento para essa gestão, ao estabelecer normas e condições para proteção, conservação, uso e manejo dos recursos naturais. Conceitua-se como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, conectando unidades de conservação, que possibilitam, entre elas, o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandem para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que das unidades individuais. Tal conceito se refere a:
Alternativas
Q2123811 Engenharia Florestal
As unidades de conservação são elementos importantes para a continuidade da evolução natural e, em diversas partes do mundo, são qualificadas para uma futura restauração ecológica. Têm como um dos objetivos amanutenção de áreas naturais da forma menos alterada possível. Essas unidades sãocomponentes vitais de qualquer estratégia para a conservação de biodiversidade. Servem como refúgio para as espécies que não podem sobreviver em paisagens manejadas e como áreas onde os processos ecológicos podem continuar sem grande interferência humana. São consideradas contribuições das unidades de conservação para o bem-estar da sociedade, EXCETO: 
Alternativas
Q2123813 Engenharia Florestal
A seleção de uma unidade amostral é feita de acordo com um critério probabilístico previamente definido, o qual estabelece o método de seleção. Os métodos de amostragem referem-se à abordagem referente a uma unidade amostral. Existem vários métodos de amostragem, e este método consiste em focalizar o critério probabilístico de seleção dos indivíduos na unidade amostral com proporcionalidade ao diâmetro, para o cálculo da área basal e o número de árvores por hectare, e proporcional à altura das árvores, para se obter o volume por hectare. Sua abordagem é feita em linhas dentro da floresta e em pontos de estação. As informações se referem ao método: 
Alternativas
Q2123814 Engenharia Florestal
No século XXI, o mundo enfrenta diversos desafios e muitos deles estão relacionados ao desenvolvimento sustentável. A humanidade encontra-se cada vez mais competitiva e sem entender o conceito de coletividade. As atitudes identificadas na humanidade é um dos maiores paradigmas que a humanidade encontra no mundo contemporâneo, pois todo e qualquer desafio proposto estará, obrigatoriamente, atrelado às dimensões da sustentabilidade, ou seja, aos aspectos sociais, ambientais e/ou econômicos. Nesse contexto, as cidades são o foco de ação, em prol de uma sustentabilidade que pense o local, para agir global. A sustentabilidade das cidades passa pelo direito à moradia, compreendido como direito de morar em local regular. Na cidade sustentável, cabe ao plano diretor estabelecer esta identificação, a partir da verificação das necessidades das cidades e da vocação das respectivas áreas. Embora a legislação hoje permita a regularização de grande parte das áreas ocupadas irregularmente, não é possível regularizar áreas em condições de risco. Em relação à regularização fundiária, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2123816 Engenharia Florestal
Atualmente, discutir sobre o desenvolvimento sustentável é um dos destaques em diversos fóruns de discussão, acadêmicos, políticos, científicos ou empresariais, quando se discute o desenvolvimento das economias industriais modernas. Dois conceitos importantes estão discutidos para se ter a noção de desenvolvimento sustentável: o de desenvolvimento e o de sustentabilidade, ambos caracterizados pela multiplicidade e controvérsia conceitual. O conceito de desenvolvimento sustentável é bastante abrangente, permitindo uma gama muito grande de interpretações e formulações teóricas. Os critérios puramente quantitativos de medição do crescimento econômico são, portanto, insuficientes para medir o desenvolvimento qualitativo proposto no desenvolvimento sustentável. Existem diferentes maneiras para expressar o crescimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Incremento Corrente Anual (ICA): é o crescimento ocorrido ou a diferença na produção do elemento dendrométrico considerado dentro do período de um ano. ( ) Incremento Médio Anual (IMA): a razão entre a produção do elemento dendrométrico considerado a partir do ano zero e a idade da população florestal ou da árvore. Expressa o crescimento linear da variável considerada. Por isto ao ser utilizado deve sempre ser mencionada a idade e o sítio em que foi quantificado, é um valor mutável. ( ) Incremento Periódico (IP): é o crescimento do elemento dendrométrico considerado durante um determinado período no tempo. Esta é uma das formas mais usuais de expressar o crescimento, principalmente no caso das florestas nativas.
A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: E
5: C