Questões de Concurso Público SEED-PR 2022 para Área de Conhecimento: Sociologia
Foram encontradas 2 questões
Ano: 2022
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
SEED-PR
Prova:
Instituto Consulplan - 2022 - SEED-PR - Área de Conhecimento: Sociologia |
Q2115204
Sociologia
Peter L. Berger e Thomas Luckman (2006), em sua obra, “A Construção Social da Realidade”, defenderam o processo de socialização como algo existente desde os primórdios da evolução
humana, sendo essencial para a construção das sociedades
em diferentes âmbitos do mundo. A definição literal de socialização é entendida como coletividade, como ato ou efeito de
socializar, enquanto na sociologia ela é vista como um processo
pelo qual o indivíduo é biologicamente integrado numa sociedade. De acordo com os mesmos autores, um ser humano não
se insere em uma sociedade de fato, caso esteja sozinho. A ideia
de que ele se torne um homem estando isolado é utópica. A
construção de uma sociedade provém da relação entre um
grupo de indivíduos, ou seja, o processo de socialização se inicia
quando uma comunidade interage entre si, criando hábitos,
costumes e, por fim, regras a serem seguidas. Dessa forma, analisam a atividade humana como conduta no ambiente material
e também na exteriorização de significados subjetivos, além de
afirmarem que toda atividade humana está sujeita a hábitos.
(BERGER, P. L; LUCKAMANN, 2006.)
Para a sociedade moderna entender o processo de socialização é importante para construir sociedades em vários contextos sociais. De acordo com as ideias do sociólogo francês Émily Durkheim:
(BERGER, P. L; LUCKAMANN, 2006.)
Para a sociedade moderna entender o processo de socialização é importante para construir sociedades em vários contextos sociais. De acordo com as ideias do sociólogo francês Émily Durkheim:
Ano: 2022
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
SEED-PR
Prova:
Instituto Consulplan - 2022 - SEED-PR - Área de Conhecimento: Sociologia |
Q2115206
Sociologia
A família é produto de um verdadeiro trabalho de instituição, ritual e técnico ao mesmo tempo que visa instituir de
maneira duradoura, em cada um dos membros da unidade
instituída, sentimentos adequados a assegurar a integração
que é a condição de existência e de persistência dessa
unidade. Os ritos de instituição (palavra que vem de stare,
‘manter-se; ser estável’) visam constituir a família como entidade unida, integrada, unitária, logo, estável, constante,
indiferente às flutuações dos sentimentos individuais. Esses
atos inaugurais de criação (imposição do nome de família,
casamento etc.) encontram seu prolongamento lógico nos
inumeráveis atos de reafirmação e de reforço que visam
produzir, por uma espécie de criação continuada, as afeições
obrigatórias e as obrigações afetivas do sentimento familiar
(amor conjugal, amor paterno e materno, amor filial, amor
fraterno etc.).
(BOURDIEU, Pierre. O espírito de familia. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 126. Adaptado.)
Ao longo do tempo e da história, o conceito de família sofreu algumas transformações significativas, mas ainda mantém algumas características comuns. O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza humana, com a cultura, através da organização de grupos sociais. Para Durkheim, a família:
(BOURDIEU, Pierre. O espírito de familia. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 126. Adaptado.)
Ao longo do tempo e da história, o conceito de família sofreu algumas transformações significativas, mas ainda mantém algumas características comuns. O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza humana, com a cultura, através da organização de grupos sociais. Para Durkheim, a família: