Questões de Concurso Público IF-PE 2019 para Odontólogo

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059142 Odontologia
A endocardite bacteriana é uma infecção do endocárdio ou das valvas cardíacas causada por bactérias às vezes oriundas de processos infecciosos em outros sítios do corpo, que entram na circulação sistêmica e são levadas para o coração. Segundo a Associação Americana do Coração (AHA, 2017), certas condições cardíacas são de alto risco para a ocorrência de endocardite e requerem uma profilaxia antibiótica antes da realização de procedimentos odontológicos que provocam sangramento. Assinale a alternativa que, de acordo com a AHA, é uma condição considerada de alto risco para a endocardite bacteriana, e cuja presença indica a necessidade de profilaxia antibiótica.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059145 Odontologia

A Sra. Maria chega ao consultório odontológico se queixando de “uma dor muito forte no lado esquerdo da boca que não para”. O dentista pede-lhe para indicar o dente específico que está lhe causando dor, mas ela diz que não tem certeza. Além dos dados oferecidos pelo exame clínico e radiográfico, o conhecimento sobre o padrão de distribuição da dor referida (ou irradiada) e sobre como interpretar os resultados dos diferentes tipos de testes de vitalidade é muitas vezes essencial para a definição do dente originário da sintomatologia dolorosa. A esse respeito, analise as seguintes afirmações.


I. A dor dental raramente se irradia para o lado oposto da linha média da arcada.

II. A dor de molares superiores pode ocasionalmente se irradiar para outros dentes do mesmo quadrante ou para dentes do quadrante antagonista inferior.

III. A dor de molares inferiores frequentemente se irradia para o ouvido, o ângulo da mandíbula ou a região posterior do pescoço.

IV. Testes de vitalidade térmica repetidos em um mesmo dente podem produzir resultados falso negativos se um intervalo adequado entre os testes não for respeitado.

V. Consumo excessivo de álcool, trauma dental recente ou extensa calcificação do canal radicular podem produzir resultados falso positivos no teste de vitalidade elétrico.


É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059149 Odontologia
Uma mulher, 36 anos de idade, volta ao consultório odontológico se queixando de dor intensa 4 dias após a extração do terceiro molar inferior esquerdo. A extração foi mais complicada do que era esperado, tendo sido necessária, inclusive, a realização de uma pequena osteotomia para facilitar a remoção do elemento dentário. Para anestesia local, foi realizado o bloqueio do nervo alveolar inferior + nervo bucal, administrando-se 1,5 tubetes de lidocaína + adrenalina 1: 200.000. Uma revisão da história médica da paciente revela que ela que é hipertensa controlada, faz uso de verapamil e de um contraceptivo oral à base de gestodeno/etinilestradiol, além de fumar aproximadamente 10 cigarros por dia. No mais, não há qualquer achado sistêmico digno de nota. Durante o exame extraoral, observou-se a presença de equimose e pequeno edema nos tecidos moles faciais na região próxima à área de extração. Embora também tenha sido constatada uma ligeira redução na capacidade de abertura bucal (trismo), não foi detectada linfadenopatia nas cadeias cervicais ou submandibulares. O exame do interior do alvéolo revelou a ausência de tecido mole e a presença de osso exposto. Os tecidos moles ao redor do alvéolo estavam ligeiramente edemaciados, mas sem uma vermelhidão que sugerisse inflamação significativa. O diagnóstico compatível com o caso descrito acima é de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059152 Odontologia

As Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC) são um grupo de alterações na estrutura dental, de origem multifatorial, que em algumas situações precisam ser restauradas. Como o processo de restauração das LCNC apresenta desafios nas suas várias etapas, a obtenção de um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado, ele requer uma análise criteriosa dos dados da anamnese e das características específicas da lesão presente. A respeito das LCNC, considere as afirmações a seguir.


I. Lesões de Abrasão resultam da fricção entre um dente e um agente externo, podendo ocorrer tanto nas superfícies incisais/oclusais dos dentes quanto nas faces livres.

II. LCNC em molares com cavidades rasas, não sintomáticas, sem evidência de progressão e que o indivíduo consegue higienizar adequadamente não devem ser restauradas, apenas acompanhadas.

III. A idade do indivíduo é um fator determinante na decisão de se restaurar ou não LCNC.

IV. As LCNC podem ser restauradas com resinas compostas microparticuladas.

V. Lesões de Abfração não devem ser restauradas com resinas compostas.


É CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2019 - IF-PE - Odontólogo |
Q1059167 Odontologia

O teste térmico de vitalidade pulpar é um importante recurso diagnóstico para determinação de possíveis anormalidades da polpa dentária. Sobre a relação entre o estado da polpa e suas reações frente às variações térmicas, considere as afirmações abaixo.


I. A polpa normal apresenta ligeira sensibilidade quando aplicado um estímulo térmico frio, a qual cessa imediatamente quando este é removido.

II. A polpa com pulpite irreversível apresenta resposta acentuada ao frio, mesmo após a remoção do estímulo.

III. A polpa com pulpite irreversível pode apresentar alívio da dor pelo frio e aumento da dor pelo calor.

IV. A polpa necrosada não responde aos estímulos térmicos quando há comprometimento dos tecidos periapicais.


Estão CORRETAS, apenas, as afirmações

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: E
5: E