Questões de Concurso Público SEARH - RN 2016 para Professor de Arte - Música

Foram encontradas 6 questões

Q751946 Música

“Cada tipo de instrumento tem uma espécie de ‘assinatura’, um conjunto de características sonoras associado que, embora possa parecer subjetivo, tem uma descrição matemática extremamente precisa. O que diferencia um instrumento de outro são as amplitudes e a duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante.”

Trata‐se do conjunto de características denominado:

Alternativas
Q751953 Música

São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Cada família – naipe – tem suas características. Nas cordas, os músicos produzem o som ao passarem um arco por cordas retesadas, ou mesmo ao dedilharem as mesmas. Já nas madeiras e metais, os sons são produzidos pelo sopro dos músicos. Por fim, dos instrumentos de percussão os músicos obtêm o som ao percutirem‐nos ou agitá‐los. As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas. Comparando esses instrumentos com as vozes humanas, tem‐se:

I. Os violinos executam as vozes femininas: soprano e contralto.

II. As violas e os violoncelos executam as vozes masculinas: tenor e baixo.

III. Os violoncelos, contrabaixos e harpas executam somente as vozes masculinas.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Q751960 Música

“Devemos ter em mente que o escopo teórico de cada professor, seus saberes sobre a função educativa, e não apenas a prática cotidiana, sempre acaba norteando a elaboração de instrumentos de avaliação. Desta forma, aquilo que o professor tem como objetivos educacionais em educação musical será o alvo de suas avaliações. Se ele não possuir um referencial bem definido, isto prejudicará suas escolhas de instrumentos avaliativos.”

(Swanwick, 2003.)

A música é um fenômeno complexo, que possui várias dimensões. Dessa forma, Swanwick propõe que a avaliação deveria:

I. Estar relacionada, desde os níveis mais elementares, sobre a consciência e controle dos materiais sonoros, sem que o aluno demonstrasse níveis de diferenciação entre os parâmetros do som e o manuseio técnico de seu instrumento ou voz.

II. Acontecer progressivamente, pois o aluno tomaria consciência e controle da sua expressividade.

III. Ser mais complexa quando o aluno tivesse o domínio de seu gesto, do ritmo e dinâmica musical.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q751962 Música
Uma revolução ocorreu na música do século XX com o ganho de popularidade do rádio pelo mundo. Como ela já não era mais limitada a concertos e clubes tornou‐se possível aos artistas da música ganhar rapidamente fama nacional e até internacional. Da mesma forma, o público poderia agora estar exposto a um leque maior de opções. Música de todo gênero tornou‐se cada vez mais portátil. A música do século XX trouxe maior experimentação com novos gêneros musicais de diferentes continentes e começaram a se fundir de alguma forma. Na virada do século XX, no Brasil, compositores do Rio de Janeiro começaram a tocar ritmos estrangeiros de um modo muito particular. Os instrumentos por eles utilizados conferiam às músicas um tom melancólico que deu origem ao nome desse novo estilo, o choro. A primeira música a ser assim denominada foi “Apanhei‐te, Cavaquinho”. Outra foi a célebre “Abre alas”, considerada a primeira canção carnavalesca carioca. Os respectivos autores das músicas citadas são:
Alternativas
Q751964 Música
A música ocidental pode ser dividida em períodos, de acordo com a quantidade de instrumentos e com o estilo da música. As datas são apenas indicativas, pois entre um período e outro há sempre uma transição. De acordo com a divisão tradicional, citada por Nelson Gama, em “Introdução às orquestras e seus instrumentos” (São Paulo, Britten, 2005), correspondem ao período citado e sua respectiva data, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: D