Questões de Concurso Público SEARH - RN 2016 para Professor de Arte - Música

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Q751949 Educação Artística

O ensino de música no século XX pode ser investigado e discutido a partir de diversas perspectivas. Músicos de várias nacionalidades ofereceram propostas para a educação musical que ainda suscitam discussões e reflexões em função dos elementos apresentados para o desenvolvimento musical de crianças, jovens e adultos. Tais propostas, que também podem ser identificadas como “métodos de educação musical”, são aplicadas ainda hoje em diversos contextos educacionais. Diversas propostas metodológicas tornaram‐se conhecidas e aplicadas no mundo todo em função de sua coerência e alinhamento com novos modos de pensar sobre o ensino de música. Sobre o que grande parte das propostas desenvolvidas no século XX apresenta em comum, com relação ao ensino da música, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A revisão dos modelos de ensino praticados em períodos anteriores, ou seja, aqueles modelos de educação musical que focalizavam a formação do instrumentista, reprodutor de um repertório vinculado a uma tradição musical.

( ) Os repertórios pouco ligados às concepções arraigadas na questão do talento e do gênio musical.

( ) O fazer musical relacionado a um grupo de pessoas talentosas, assumindo uma postura exclusiva, na qual grande parte dos indivíduos estaria impossibilitada de se desenvolver musicalmente.

A sequência está correta em

Alternativas
Q751951 Educação Artística

Todos os povos têm suas brincadeiras pertinentes às necessidades expressivas de cada cultura. Os brinquedos cantados surgem na espontaneidade da cultura popular. Geralmente são cantigas anônimas acompanhadas de movimentos expressivos, saltitantes e ou dramatizados. Nestes brinquedos, em geral, as crianças imitam o mundo do adulto vivenciando emoções, sensações e conflitos como veículos de elaboração e amadurecimento. Dos três povos que inicialmente formaram a cultura brasileira, o português trouxe maior influência para os brinquedos cantados. A oralidade que caracteriza o processo de transmissão das brincadeiras e brinquedos cantados de certa forma transformou as cantigas e os modos de brincar, ocorrendo:

I. A mistura dos costumes africanos com os lusitanos.

II. Poucas variações regionais de uma mesma brincadeira.

III. Um tempero mais brejeiro ao legado lúdico brasileiro.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q751954 Educação Artística

A rigidez da escola e dos professores cerca o cotidiano do aluno, levando‐o a se tornar mero executor de tarefas, distanciando‐o da realidade exterior à escola e silenciando‐o na sua individualidade. A generalização leva à uniformização de hábitos, gostos, informações, preferências. Todos passam a fazer parte da massa globalizante e de uma homogeneização cultural, devido à proximidade por certos produtos, inclusive a música, sabiamente veiculados pelos meios de comunicação. Segundo Penna (1994, p. 23), Koellreutter (1985, p. 195) e Dalben (1991, p. 19‐20), os problemas de certas metodologias do ensino tradicional de música residem no fato de que:

I. Tais metodologias pressupõem uma familiarização prévia com a linguagem musical, sendo, por isso, muitas vezes eficientes.

II. Não adianta reformular ou completar programas de ensino, se a didática e a metodologia, na prática, continuarem desatualizadas, e se limitarem a transmitir ao aluno os conhecimentos herdados, consolidados.

III. O aluno, submerso na escola como numa malha de conteúdos e metodologias desconexos, se vê repleto de aulas, de concepções de educação contraditórias, em que uns digladiam‐se com os outros em busca também de espaços próprios.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q751955 Educação Artística
A música, entendida como um direito de todas as pessoas, possibilita a presença de diferentes atores na escola, tais como musicistas, sábios e mestres tradicionais, técnicos, pedagogos e licenciados em música. Isso tem favorecido o crescimento dos debates e ações em torno da inserção do ensino de música e suas formas de tratamento no contexto escolar. O ensino de música precisa ser integrado ao Projeto Político‐Pedagógico das escolas que, de um modo geral, tem atribuído, em suas ações educativas, papel secundário à música no processo formativo dos estudantes. Portanto, deve ser estendido a todos os estudantes como:
Alternativas
Q751958 Educação Artística
Numa sociedade em processo de globalização, surgem novas influências na produção do conhecimento, e o ensino de música, imerso nesse processo, traz novos questionamentos que demandam um novo redimensionamento para os seus conteúdos curriculares. A rigidez da escola e dos professores cerca o cotidiano do aluno levando‐o a se tornar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D