Questões de Concurso Público SEED-PR 2023 para DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - ARTE
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEED-PR
Prova:
IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - ARTE |
Q2203002
Artes Cênicas
Existem muitas formas de expressão artística e
cada uma delas é compreendida de diferentes
maneiras de acordo com os costumes, os
valores, e a histórias de cada sociedade. No
Teatro o objeto artístico é o espetáculo. Quando
estamos diante de uma obra teatral, estamos
diante de uma experiência do artista, do seu
olhar sobre a vida, redefinida e estruturada em
uma determinada linguagem artística. O Teatro
tem a capacidade de representação da
experiência. Neste sentido é correto afirmar
que:
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEED-PR
Prova:
IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - ARTE |
Q2203004
Artes Cênicas
Rudolf Laban (1879-1958), coreógrafo,
dançarino e pesquisador húngaro lançou ideias
que se enraizaram fortemente na maneira de
pensar a dança. Ele estabeleceu alguns
parâmetros de ações que podem ser realizadas
pelo esforço do corpo e o dividiu em quatro
categorias, as quais nomeou fatores de
movimento. Laban é considerado um expoente
da dança moderna.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. A proposta de Laban voltava-se para comunicar essa intencionalidade que se presentifica nos gestos de um corpo que é um espaço expressivo, origem do próprio movimento de expressão, projetando e fundando as significações no exterior. Valorizou o estudo dos movimentos de ação no cotidiano até os que formam as mais elaboradas coreografias.
II. Todos os seres humanos têm uma forma de lidar com o espaço, um ritmo ao falar ou se mexer (tempo), uma intensidade ao pegar nas coisas ou nas pessoas (peso) e uma maneira mais contida e/ou livre de expressar este espaço, peso e tempo que é o fator fluência.
III. A integração dos movimentos no espaço é denominada, segundo Laban, de forma.
IV. Segundo Laban, o movimento pode ser influenciado pelo meio ambiente do ser que se move.
V. A divisão entre espaço pessoal e espaço geral foi pensada por Rudolf Laban, em seu método, Laban chamou o espaço pessoal de Kinesfera.
Assinale a alternativa correta.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. A proposta de Laban voltava-se para comunicar essa intencionalidade que se presentifica nos gestos de um corpo que é um espaço expressivo, origem do próprio movimento de expressão, projetando e fundando as significações no exterior. Valorizou o estudo dos movimentos de ação no cotidiano até os que formam as mais elaboradas coreografias.
II. Todos os seres humanos têm uma forma de lidar com o espaço, um ritmo ao falar ou se mexer (tempo), uma intensidade ao pegar nas coisas ou nas pessoas (peso) e uma maneira mais contida e/ou livre de expressar este espaço, peso e tempo que é o fator fluência.
III. A integração dos movimentos no espaço é denominada, segundo Laban, de forma.
IV. Segundo Laban, o movimento pode ser influenciado pelo meio ambiente do ser que se move.
V. A divisão entre espaço pessoal e espaço geral foi pensada por Rudolf Laban, em seu método, Laban chamou o espaço pessoal de Kinesfera.
Assinale a alternativa correta.
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEED-PR
Prova:
IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - ARTE |
Q2203007
Artes Cênicas
A dança se constitui como prática artística pelo
pensamento e sentimento do corpo, mediante a
articulação dos processos cognitivos e das
experiências sensíveis implicadas no
movimento dançado. Os processos
investigativos e produção artística centram-se
naquilo que no e pelo corpo, discutindo e
significando relações entre corporeidade e
produção estética da dança. Partindo dos
processos de investigação e produções
artísticas da dança é correto afirmar que:
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEED-PR
Prova:
IBFC - 2023 - SEED-PR - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - ARTE |
Q2203008
Artes Cênicas
O teatro é uma atividade artística que exige o
talento e a energia de muitas pessoas - desde a
primeira ideia de uma peça ou cena até o último
eco de aplauso. Composto por elementos que
integram um espetáculo, o teatro tradicional é
formado por cenas, e cada cena é integrada por
elementos: espaço, personagens e ação.
Diante do exposto, analise as afirmativas
abaixo.
I. O personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Ele somente pode crescer a partir do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve realmente.
II. O tema é o fio condutor que une todas as pulsações da peça ou da cena. Ele entrelaça e mostra-se no mais simples gesto do ator e no mínimo detalhe de sua roupa. É a ponte que une uma cena a outra, uma cena a si mesma.
III. A plateia é o último elemento que completa o círculo, e a sua relação não só com a peça, mas com a atuação, é muito importante. Ninguém deve para fins de exibicionismo ou autoglorificação.
IV. O espaço cênico é a área do palco onde a realidade pode ser localizada, ele pode ser usado para dar forma às realidades que são criadas. Uma área sem fronteiras, sem limites, o ator/personagem usa o espaço para dar realidade ao mundo fenomenal.
V. O espetáculo certamente não é o fim da linha. Ele traz todo o processo criativo de fazer uma peça para a sua fruição, e a plateia deve ser envolvida nesse processo. É na ação dos personagens que a narrativa acontece.
Estão corretas as afirmativas:
I. O personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Ele somente pode crescer a partir do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve realmente.
II. O tema é o fio condutor que une todas as pulsações da peça ou da cena. Ele entrelaça e mostra-se no mais simples gesto do ator e no mínimo detalhe de sua roupa. É a ponte que une uma cena a outra, uma cena a si mesma.
III. A plateia é o último elemento que completa o círculo, e a sua relação não só com a peça, mas com a atuação, é muito importante. Ninguém deve para fins de exibicionismo ou autoglorificação.
IV. O espaço cênico é a área do palco onde a realidade pode ser localizada, ele pode ser usado para dar forma às realidades que são criadas. Uma área sem fronteiras, sem limites, o ator/personagem usa o espaço para dar realidade ao mundo fenomenal.
V. O espetáculo certamente não é o fim da linha. Ele traz todo o processo criativo de fazer uma peça para a sua fruição, e a plateia deve ser envolvida nesse processo. É na ação dos personagens que a narrativa acontece.
Estão corretas as afirmativas: