Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – HISTÓRIA

Foram encontradas 14 questões

Q2185293 História
As grandes navegações do século XVI ao colocarem em contato os europeus com outros povos foram fundamentais para aprofundar os abalos sobre a ciência do período e lançaram as bases para o racionalismo científico das sociedades industriais modernas do século XIX. A respeito deste contexto, analise as afirmativas abaixo.
I. Durante o século XIX seres humanos ampliaram as formas pelas quais interagiam com a natureza, encarando-a sob novas perspectivas e vieses, como a ideia do progresso.
II. Os trabalhos do naturalista francês Lamarck foram importantes por encontrarem nos membros do reino animal uma sequência de complexidade condicionada por alterações no meio ambiente ao longo do tempo.
III. Em sua obra A origem das espécies, Darwin procurava responder aos argumentos teológicos criacionistas com o evolucionismo.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2185295 História
“Por semelhança, o Homo sapiens sapiens é o autor de progressos técnicos muito rápidos e variados. Desde o primeiro período de sua história, no paleolítico recente (ou superior) que se estende de 40.000 a 11.000 anos antes de nossa Era, assiste-se a uma profusão de novidades.” MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. Trad. Cláudia F. F. B. Ferreira. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010, p. 63. A respeito destes progressos técnicos, analise as afirmativas abaixo.
I. A utilização de pedras duras, finamente talhadas por percussão e pressão vai se tornando menos variada e especializada.
II. O trabalho com osso e marfim deixa te ter importância e outros materiais são utilizados para confecção de arpões, pontas, lanças e garfos.
III. Há vestígios, embora não muito comuns, de trabalho com madeira atribuídos a este contexto.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2185296 História
“Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão ou nem sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles”.
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 32.
O excerto acima, da obra Comunidades imaginadas, de Benedict Anderson, traz à tona a relevância do processo de formação dos nacionalismos dos Estados. Sobre este processo, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2185297 História
Temos assistido desde a década de 1980 o ressurgimento de formas extremas de pobreza e de violência ao redor do mundo, combinado a aumento expressivo das formas de destruição da biosfera planetária. Dentre as consequências deste processo, analise as afirmativas abaixo.
I. A reorganização do capitalismo no contexto do final da Guerra fria criou modelos de extração de lucros, seja a partir das políticas econômicas de vários países (privatizações e eliminação de tarifas sobre a importação) seja através da transformação de áreas cada vez mais amplas do planeta em zonas extremas para esses modelos mais intensos de extração de lucros.
II. Embora tenha representado novas pressões sobre pessoas e natureza, a peculiaridade dessa transformação se resume ao fortalecimento do estado de bem-estar social.
III. Outro lado deste processo diz respeito ao surgimento de novas formas de expulsão de populações, seja por meio da emigração forçada por guerras e condições climáticas seja através das execuções hipotecárias.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q2185298 História
“A religião católica, controladora do tempo e do espaço, ditava as normas para a ação do homem no mundo natural. A transformação do indígena de uma “gente tão indômita e bestial” para um rebanho de ovelhas era necessária e implicava uma alteração do aborígene em relação à natureza”.
ASSUNÇÃO, Paulo de. A terra dos Brasis: a natureza da América portuguesa vista pelos primeiros jesuítas (1549-1596). São Paulo: Annablume, 2000, p. 142.
Sobre a ação dos jesuítas no processo de colonização do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: D