Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – FILOSOFIA
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEE-AC
Prova:
IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – FILOSOFIA |
Q2185926
Filosofia
Hobbes e Locke são referidos como liberais
clássicos em vez de conservadores porque
acreditam que:
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEE-AC
Prova:
IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – FILOSOFIA |
Q2185928
Filosofia
Thomas Hobbes (1588-1679), cuja reputação
atual se baseia em grande parte em sua filosofia
política, foi um pensador com amplos
interesses. Na filosofia, ele defendeu uma série
de visões materialistas, nominalistas e
empiristas contra alternativas cartesianas e
aristotélicas.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das leis fundamentais da natureza humana e da política na filosofia de Hobbes.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das leis fundamentais da natureza humana e da política na filosofia de Hobbes.
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEE-AC
Prova:
IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – FILOSOFIA |
Q2185931
Filosofia
Jean-Jacques Rousseau continua sendo uma
figura importante na história da filosofia, tanto
por suas contribuições à filosofia política e à
psicologia moral quanto por sua influência
sobre pensadores posteriores. A própria visão
de Rousseau sobre a filosofia e os filósofos era
firmemente negativa, vendo os filósofos como
os racionalizadores “post-hoc” do interesse
próprio, como apologistas de várias formas de
tirania e como propagandistas da alienação do
indivíduo moderno, cultivando o excesso de
egoísmo e afastando-o do impulso natural para
a compaixão. A preocupação que domina a obra
de Rousseau é encontrar uma forma de
preservar a liberdade humana em um mundo no
qual os seres humanos dependem cada vez
mais uns dos outros para a satisfação de suas
necessidades.
Com base na reflexão sobre a filosofia de Jean-Jacques Rousseau, analise as afirmativas abaixo.
I. Hobbes, Locke e Rousseau concordam em usar a hipótese teórica do “estado de natureza”, na qual os indivíduos são considerados antes de sua participação na sociedade. O conceito de “Estado de Natureza” é uma abstração teórica que se refere a um “momento” em que os seres humanos organizavam-se apenas sob as leis da natureza. É um momento anterior ao surgimento de qualquer tipo de organização social e do Estado Civil. Rousseau afirma que a sociedade civil perverte as virtudes naturais ao fazer com que as pessoas se preocupem mais em cumprir a lei e serem educadas do que em serem morais e sinceras.
II. Segundo Rousseau, sou obrigado a obedecer a uma lei como expressão da vontade geral, exceto se discordar dela. Na sociedade civil, afirma Rousseau, os indivíduos tornam-se mais sinceros e motivados a agir moralmente na medida em que respondem às leis que os obrigam a agir educadamente. Virtudes naturais como amor-de-si ou piedade, argumenta Rousseau, são destruídas no momento em que entramos em um “Contrato Social” para seguir, acompanhado dos outros, a vontade geral.
III. Para Rousseau, as distinções morais (por exemplo, “bom/mau”) surgem nas sociedades ou comunidades antes da distinção “legal/ilegal” estabelecida na sociedade civil. De acordo com ele, um cidadão está vinculado ao contrato social apenas se ele ou ela se envolver livremente no contrato e se beneficiar do acordo.
IV. Rousseau argumenta que é responsabilidade do Estado melhorar a sensibilidade moral de seus cidadãos por meio de leis. De acordo com Rousseau, como os governos têm um interesse legítimo no bem-estar de seus cidadãos, eles têm justificativa para aprovar leis que obriguem as pessoas a se aprimorarem.
Estão corretas as afirmativas:
Com base na reflexão sobre a filosofia de Jean-Jacques Rousseau, analise as afirmativas abaixo.
I. Hobbes, Locke e Rousseau concordam em usar a hipótese teórica do “estado de natureza”, na qual os indivíduos são considerados antes de sua participação na sociedade. O conceito de “Estado de Natureza” é uma abstração teórica que se refere a um “momento” em que os seres humanos organizavam-se apenas sob as leis da natureza. É um momento anterior ao surgimento de qualquer tipo de organização social e do Estado Civil. Rousseau afirma que a sociedade civil perverte as virtudes naturais ao fazer com que as pessoas se preocupem mais em cumprir a lei e serem educadas do que em serem morais e sinceras.
II. Segundo Rousseau, sou obrigado a obedecer a uma lei como expressão da vontade geral, exceto se discordar dela. Na sociedade civil, afirma Rousseau, os indivíduos tornam-se mais sinceros e motivados a agir moralmente na medida em que respondem às leis que os obrigam a agir educadamente. Virtudes naturais como amor-de-si ou piedade, argumenta Rousseau, são destruídas no momento em que entramos em um “Contrato Social” para seguir, acompanhado dos outros, a vontade geral.
III. Para Rousseau, as distinções morais (por exemplo, “bom/mau”) surgem nas sociedades ou comunidades antes da distinção “legal/ilegal” estabelecida na sociedade civil. De acordo com ele, um cidadão está vinculado ao contrato social apenas se ele ou ela se envolver livremente no contrato e se beneficiar do acordo.
IV. Rousseau argumenta que é responsabilidade do Estado melhorar a sensibilidade moral de seus cidadãos por meio de leis. De acordo com Rousseau, como os governos têm um interesse legítimo no bem-estar de seus cidadãos, eles têm justificativa para aprovar leis que obriguem as pessoas a se aprimorarem.
Estão corretas as afirmativas: