Questões de Concurso Público SEE-AC 2023 para ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – ARTEENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – ARTE

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Q2185784 Educação Artística
Na escola a arte não é um tema transversal ou um acessório de outros componentes. A Arte possui autonomia como componente curricular. Enquanto área do conhecimento humano, ela é propulsora da ampliação do conhecimento do sujeito sobre si, sobre o outro, e o meio onde age. Estimula o desenvolvimento da autonomia reflexiva, criativa e expressiva dos estudantes. Através de conexões entre o pensamento, a sensibilidade, a intuição, a percepção e a ludicidade.
A respeito das possibilidades de inserção da arte no cotidiano escolar, que contemplem suas diferentes linguagens e as possibilidades de integração dessas linguagens, analise as afirmativas abaixo.
I. O trabalho com arte deve promover o entrelaçar de culturas e saberes, possibilitando aos estudantes a segregação de diferentes culturas populares e culturais presentes no território.
II. Um ambiente propício para o engajamento dos estudantes em processos criativos deve permitir a incorporação de estudos, pesquisas e referências estéticas, poéticas, sociais, culturais, e políticas para criação de projetos artísticos, individuais, coletivos, e colaborativos.
III. Sendo as novas tecnologias, como a internet e multimídia espaços caracterizados novos, não devem ser considerados espaços de compartilhamento, aprendizagem e convívio.
IV. É na aprendizagem, na pesquisa e no fazer artístico que as percepções e compreensões do mundo se ampliam e se interconectam, em uma perspectiva crítica, sensível e poética em relação à vida.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2185794 Educação Artística
O ensino de arte está fundamentado em eixos estruturantes, estes são vetores que perpassam o objeto de conhecimento e articulam o processo de ensino e aprendizagem. São eles: contextualização, apreciação e produção. Esses eixos se aproximam de aspectos tratados pela Proposta Triangular, desenvolvida pela arte educadora Ana Mae Barbosa. Sobre esses eixos, contextualização, apreciação e produção, analise as afirmativas abaixo.
I. O eixo de apreciação está organizado diante de aspectos que lidam com as interações entre o sujeito e os artefatos da arte. Nesse eixo são mobilizadas competências de leitura que requerem do sujeito o domínio dos códigos estruturantes e suas relações formais. na apreciação também estão entrelaçados os aspectos simbólicos da produção artística e como a pessoa que dialoga com o artefato atribui a ele determinados significados. Aqui se operam uma série de relações provocadas pela interação entre sujeito e objeto.
II. Para Dewey a apreciação significa a reconstrução da experiência, um fazer e refazer relacionados. A observação aprofunda e amplia a capacidade de expressão e desenvolve o modo de representação.
III. A apreciação e o ato isolado de ação que articula a proposta de releitura da obra de arte e a realização de uma cópia fiel da obra observada.
IV. A contextualização e a apreciação do objeto artístico são maneiras de contactar a arte que suscita e contribui, tanto para o processo pessoal de criação dos estudantes como também para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2185796 Educação Artística
Com a tentativa de superação de uma arte, ainda, arraigada na figuração, essa forma de pensar e fazer arte foi chamada de Arte Concreta. Era designada a uma arte construída objetivamente e em estreita ligação matemática. Sua pintura, desenho e escultura considerava apenas as linhas, pontos, cores e planos. Dentro do movimento de Arte Concreta no Brasil, sete artistas defendiam, de maneira radical, o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico. Esses artistas lançaram o Manifesto ________.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C