Questões de Concurso Público SEE-AC 2019 para Professor - Filosofia
Foram encontradas 11 questões
Q2029163
Filosofia
“Quando dizemos que o pensamento filosóficocientífico surge na Grécia no século VI a.C.,
caracterizando-o como uma forma específica de o
homem tentar entender o mundo que o cerca, isto não
quer dizer que anteriormente não houvesse também
outras formas de se entender essa realidade. É
precisamente a especificidade do pensamento
filosófico-científico que tentaremos explicitar aqui,
contrastando-o com o pensamento mítico que lhe
antecede na cultura grega.”
(MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro, Zahar, 2007 )
Sobre as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico-científico, é correto afirmar que:
(MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos présocráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro, Zahar, 2007 )
Sobre as diferenças entre o pensamento mítico e o pensamento filosófico-científico, é correto afirmar que:
Q2029164
Filosofia
A escola Jônica se destaca como uma das primeiras a
iniciar o pensamento filosófico que, no século VI a.C.,
concentrava-se na investigação da noção de:
Q2029165
Filosofia
Ao negar o movimento, caracterizando-o como uma
ilusão dos sentidos, Parmênides e seus discípulos
foram atacados pelos pensadores da escola
mobilista, que por sua vez, afirmavam o movimento e
a transformação como característica do próprio Ser.
Zenão de Eleia, discípulo de Parmênides, formula
alguns paradoxos para defender a tese de
imobilidade de seu mestre, e dentre estes, aquele que
foi um dos mais comentados paradoxos da
antiguidade, é o da corrida entreAquiles e a tartaruga.
Segundo as premissas do pensamento eleáta
exposto no paradoxo de Zenão, o resultado da corrida
é:
Q2029167
Filosofia
“Se, com efeito, mesmo o forte quisesse ser forte,
continuou Sócrates, e o rápido ser rápido, e o sadio
ser sadio – pois talvez alguém pensasse que nesses
e em todos os casos semelhantes os que são tais e
têm essas qualidades desejam o que justamente têm,
e é para não nos enganarmos que estou dizendo isso
– ora, para estes, Agatão, se atinas bem, é forçoso
que tenham no momento tudo aquilo que têm, quer
queiram, quer não, e isso mesmo, sim, quem é que
poderia desejá-lo?”
No contexto do diálogo platônico em questão, a discussão sobre o Eros é em, parte, uma discussão sobre o que se deseja, sobre as condições pelas quais desejamos algo. Após o discurso socrático, o quinto entre os convivas do sympósium fica estabelecido que o desejo é:
No contexto do diálogo platônico em questão, a discussão sobre o Eros é em, parte, uma discussão sobre o que se deseja, sobre as condições pelas quais desejamos algo. Após o discurso socrático, o quinto entre os convivas do sympósium fica estabelecido que o desejo é:
Q2029168
Filosofia
“Como não haveria de ser evidente mesmo para um
cego, como se diz? Enquanto não houvermos feito
esta contestação, nem essa demonstração, não
poderemos, de forma alguma, falar nem de discursos
falsos, nem de opiniões falsas, nem de imagens, de
cópias, de imitações ou de simulacros, e muito menos
de qualquer das artes que deles se ocupam, sem cair,
inevitavelmente, em contradições ridículas.”
O trecho acima do diálogo O Sofista se refere a discussão central do diálogo que pretende afirmar qual é a arte do sofista. Esta discussão se pretende a distinção e definição dos conceitos de:
O trecho acima do diálogo O Sofista se refere a discussão central do diálogo que pretende afirmar qual é a arte do sofista. Esta discussão se pretende a distinção e definição dos conceitos de: