Questões de Concurso Público SEDUC-GO 2022 para Professor - Sociologia

Foram encontradas 6 questões

Q2403799 Sociologia

Acompanhando o desenvolvimento de uma criança humana e de uma criança chimpanzé até o primeiro ano de vida, não se nota muita diferença: ambas são capazes de aprender, mais ou menos, as mesmas coisas. Mas quando a criança começa a aprender a falar, coisa que o chimpanzé não consegue, a distância torna-se imensa. Por meio da comunicação oral, a criança vai recebendo informações acerca de todo o conhecimento acumulado pela cultura em que vive. Tal fato [...] faz com que ela se distancie cada vez mais de seu companheiro de infância.


LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, com adaptações.


Conforme o texto, a respeito do conceito antropológico de cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403812 Sociologia

A noção de capital cultural impôs-se, primeiramente, como uma hipótese indispensável para dar conta da desigualdade de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais, relacionando o “sucesso escolar”, ou seja, os benefícios específicos que as crianças das diferentes classes e frações de classe podem obter no mercado escolar, à distribuição do capital cultural entre classes e frações de classe. Esse ponto de partida implica uma ruptura com os pressupostos inerentes tanto à visão comum que considera o sucesso ou o fracasso escolar como efeito de aptidões naturais quanto às teorias do “capital humano”.


BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2015, p. 81-88, com adaptações.


Com base no trecho de Pierre Bourdieu e levando em conta a relevância do debate a respeito de poder e reprodução social na formação docente em sociologia, assinale a alternativa que apresenta os três estados do capital cultural na perspectiva desse autor.

Alternativas
Q2403838 Sociologia

Cibercultura é a “[...] forma sociocultural emergente das relações entre a sociedade e as novas tecnologias de base microeletrônica, a partir da convergência das telecomunicações e da informática na década de 1970. O conceito de cibercultura agrega um universo caótico de construções, formando um imaginário composto por hackers, cientistas, ativistas e que inclui também todos que, de maneira quase espontânea, acabam por se perceberem imersos na cultura digital.”


FERREIRA, Fátima Ivone de Oliveira. Cibercultura, o ensino de Sociologia. In: BRUNETTA, Alberto; BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo. Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020, p. 62-65, com adaptações.


No que se refere à análise sociológica da relação entre cultura e redes sociais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403861 Sociologia

Dizer que “ela é chinesa” significa dizer que “ela não é argentina”, “ela não é japonesa” etc., incluindo a afirmação de que “ela não é brasileira”, isto é, que ela não é o que eu sou.


DA SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014, com adaptações.


Com base na frase “ela não é o que eu sou”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403864 Sociologia

A participação de milhões em tal indústria [cultural] imporia métodos de reprodução que, por seu turno, fazem com que inevitavelmente, em numerosos locais, necessidades iguais sejam satisfeitas com produtos estandardizados.


ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.


Levando em consideração a perspectiva conceitual de Theodor Adorno, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: E
5: D