Questões de Concurso Público Prefeitura de Curvelo - MG 2024 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q2362401 Fisioterapia
Os fisioterapeutas são membros-chave da equipe de reabilitação, trabalhando com protéticos, médicos, terapeutas ocupacionais e outros, para promover o bem-estar do paciente. Para os indivíduos com amputação de membros inferiores (MI), os fisioterapeutas desempenham o papel mais importante em ajudar a pessoa a recuperar a função. Próteses de MI serão descritas em conjunto com um programa para treinar pacientes em seu uso.
São próteses de MI, analise as afirmativas a seguir.

I. A prótese transfemoral consiste em: 1. conjunto de pé-tornozelo; 2. perna; 3. soquete e 4. dispositivo de suspensão.
II. Se a amputação é proximal ao trocanter maior, o paciente não pode reter ou controlar uma prótese transfemoral e, por conseguinte, é um candidato para uma prótese de desarticulação do quadril.
III. A prótese de desarticulação do joelho tem um joelho simplificado que minimiza a protrusão, bem como um soquete especialmente projetado.
IV. Indivíduos com amputação entre os côndilos femorais e o trocanter maior são equipados com próteses transtibiais.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362402 Fisioterapia
A laceração ou ruptura completa de um músculo é algo raro, mas pode ocorrer se o músculo que já está em estado de contração levar um golpe direto ou for alongado de maneira forçada.
Sobre as condutas fisioterapêuticas no tratamento pós-operatório da ruptura completa de um músculo, é correto afirmar:
Alternativas
Q2362403 Fisioterapia
Os músculos que mais comumente se tornam fracos na disfunção cervical são os flexores cervicais segmentares profundos (FCP) de um único segmento. Os músculos FCP incluem os músculos reto anterior da cabeça, longo da cabeça e longo do pescoço. O principal exercício para recrutar esses músculos é o exercício de movimento de afirmação com inclinação da cabeça dos FCP com flexão complexo craniovertebral (CV), continuando pelos segmentos até a flexão mediocervical.
Com relação ao exercício para recrutar os FCP, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante o exercício, o paciente é instruído a palpar a parte posterior do pescoço à procura de qualquer contração indesejável dos músculos ECM ou escalenos e a repousar a língua no céu da boca para inibir a atividade do músculo esplênio da cabeça.
II. Inicialmente realizado na posição ereta na parede, o exercício não é auxiliado pela gravidade, porém a cabeça precisa permanecer em contato com a parede o tempo todo, de modo a estimular o movimento para trás, o que transformaria o exercício em uma contração excêntrica dos extensores cervicais.
III. Durante esse exercício, é importante controlar a tendência de substituição com os flexores superficiais hiperativos, que causariam uma translação anterior excessiva.
IV. Quando esse mesmo exercício de movimento de afirmação com inclinação da cabeça é realizado com o paciente em decúbito dorsal, os FCP trabalham contra a ligeira resistência da gravidade, tornando teoricamente o exercício mais difícil.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q2362404 Fisioterapia
Um ponto-gatilho (PG) é definido como “um foco de hiperirritabilidade em um tecido que, quando comprimido, é uma área delicada e, se suficientemente hipersensível, dá origem à dor referida e à sensibilidade”.
Com relação aos PG, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2362405 Fisioterapia
Antes de se iniciar o exame físico, é extremamente importante que a mulher seja esclarecida quanto aos procedimentos que serão realizados. Informar a função e o posicionamento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) é fundamental para compreender a avaliação, a qual requer o exame vaginal. Pela palpação digital, é possível identificar sinais de disfunção dos MAP, normalmente relacionados com a existência de sintomas uroginecológicos.
Qual etapa de avaliação uroginecológica não é realizada por palpação digital?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: D