Questões de Concurso Público Prefeitura de Campanha - MG 2024 para Psicólogo - Secretaria da Saúde

Foram encontradas 6 questões

Q2355700 Psicologia
Uma família com sete pessoas: pai, mãe e cinco filhos, atendida pela Estratégia da Saúde da Família (ESF), buscou ajuda da equipe, em função de um de seus filhos, de cinco anos de idade, ter sido diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando os ditames da Política Nacional de Atenção Básica, essa criança passou a ser atendida por uma equipe multiprofissional visando ao seu acompanhamento de forma interdisciplinar. Nesse contexto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

(   ) O trabalho de acompanhamento da criança com TEA deverá ser desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde, por meio da assistência integral, com foco no tratamento e manutenção da saúde em todas as fases do desenvolvimento humano.

(   ) O TEA é o transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e interações sociais em múltiplos contextos, e necessita de um acompanhamento especializado.

(   ) A Estratégia da Saúde da Família tem como objetivo a abordagem de problemas específicos em relação à violência e ao abuso de álcool e outras drogas, com foco na redução de danos e na melhoria da qualidade do cuidado de famílias de maior vulnerabilidade.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2355701 Psicologia
Uma adolescente foi encaminhada ao Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), em função de seu comportamento em casa e na escola. Apresentava oscilações de humor e, às vezes, um comportamento muito agressivo com os pais e irmãos. Na escola brigava com os colegas e muitas vezes desrespeitava as normas da escola, além do baixo desempenho escolar.

No CAPS, a adolescente foi atendida pela equipe multiprofissional e foi indicado um trabalho psicoterápico por meio da terapia cognitivo-comportamental.

Nesse contexto, em relação à terapia cognitivo-comportamental, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2355702 Psicologia
A reforma psiquiátrica do Brasil trouxe importantes avanços no tocante à reestruturação da atenção psiquiátrica com foco na proteção dos direitos humanos e cidadania dos portadores de transtorno mental. No entanto, as equipes de Atenção Básica à Saúde ainda se defrontam com desafios e dificuldades em relação ao atendimento, por existir ainda uma cultura de “doença mental” como loucura, com necessidade de exclusão social.

Assim, para o trabalho da equipe de Atenção Básica junto às famílias e comunidades, não é um desafio importante em relação a essa cultura:
Alternativas
Q2355703 Psicologia
A Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, tem como propósito a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde nos territórios adstritos.

Assim, não é de responsabilidade das equipes de Atenção Básica: 
Alternativas
Q2355704 Psicologia
Uma mulher de 54 anos de idade buscou ajuda no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) próximo à sua casa, em virtude de estar se sentindo “muito estranha”. Em seu relato, ao se apresentar com aparência pálida e cansada, disse estar vendo tudo estranho, sem cor e meio escuro ao seu redor, como móveis, coisas, lugares, pessoas, mesmo à luz do dia, além de uma sensação desconfortável de formigamento no corpo. Após uma entrevista inicial, a equipe percebeu que algumas alterações de sensopercepção, a serem melhor pesquisadas para um diagnóstico, estavam ocorrendo com essa mulher.
Nesse contexto, analise as alterações a seguir.

I. Ilusão, a partir da percepção deformada de algo ou algum objeto, talvez em função da fadiga grave ou rebaixamento dos níveis de consciência.

II. Alucinação auditiva, considerando a percepção de se ouvir ruídos ou vozes sem haver um estímulo real.

III. Alucinose, fenômeno pelo qual o sujeito tem a consciência de que o que está sentindo é um fenômeno estranho, que não tem nada a ver com a sua pessoa

IV. Imaginação, a partir da evocação de imagens percebidas em seu passado que retornam à sua consciência.

São consideradas alterações qualitativas de sensopercepção:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: B