Questões de Concurso Público Prefeitura de Bagé - RS 2020 para Professor Especialista em Dança e Música
Foram encontradas 2 questões
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Professor Especialista em Dança e Música |
Q1781751
Música
Os “métodos ativos” em educação musical representam uma quebra de paradigma
na história dessa área do conhecimento. Como afirma Fonterrada (2008), os métodos ativos
surgidos no início do século XIX vieram “como resposta a uma série de desafios provocados pelas
grandes mudanças ocorridas na sociedade ocidental na virada do século XIX para o XX”.
Complementa que “Os educadores musicais do início do século XX constituem-se em pioneiros no
ensino da música”. Os principais educadores musicais que representam os “métodos ativos” de
primeira geração são Émile Jaques-Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi
Suzuki. Em relação aos educadores musicais citados acima e suas propostas pedagógicas, relacione
a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Émile Jaques-Dalcroze. 2. Edgar Willems. 3. Zoltán Kodály. 4. Carl Orff. 5. Shinichi Suzuki.
Coluna 2 ( ) Seus princípios são baseados na integração das linguagens artísticas e o ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação. O ritmo “é a base sobre a qual se assenta a melodia (...) e deveria provir do movimento, enquanto a melodia nasceria dos ritmos da fala”. A improvisação propõe atividades de eco, pergunta e resposta e ostinatos. ( ) Seu método propõe a alfabetização musical através do canto, utilizando repertório de canções folclóricas e nacionalistas. Utiliza um sistema de símbolos de duração rítmica, alturas relativas (dó móvel) e a manossolfa. ( ) Sua proposta está baseada no estudo das “sensações auditivas e os fundamentos materiais do som. (...) Estuda a audição sob três aspectos: sensorial, afetivo e mental”. A sensibilidade sensorial auditiva é baseada na compreensão do som como entidade física (altura, duração, intensidade e timbre); a sensibilidade afetiva auditiva está relacionada à emoção que a natureza da música provoca e de suas relações com ser humano; e o aspecto mental está relacionado à inteligência auditiva como as habilidades de comparação, julgamento, associação, análise, síntese, memória, criatividade e escuta interior. ( ) Seu método propõe que a música “faça parte do meio da criança desde pequena, como ocorre a língua materna”. A presença dos pais é fundamental no processo de musicalização das crianças. A leitura musical é abordada posteriormente ao aprendizado do instrumento. A repetição, a execução “de ouvido”, o estímulo à memória e a formação de repertório são alguns dos procedimentos utilizados nesse método. ( ) Sua proposta é “um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal e na habilidade de escuta”. Seu sistema “fornece instrumentos para o desenvolvimento integral da pessoa, por meio da música e do movimento, (...) desenvolvendo a escuta ativa, a voz cantada, o movimento corporal e o uso do espaço. A escuta e os aspectos psicomotores estão intrinsicamente interligados, proporcionando a compreensão, ação e sensibilidade musicais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Émile Jaques-Dalcroze. 2. Edgar Willems. 3. Zoltán Kodály. 4. Carl Orff. 5. Shinichi Suzuki.
Coluna 2 ( ) Seus princípios são baseados na integração das linguagens artísticas e o ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação. O ritmo “é a base sobre a qual se assenta a melodia (...) e deveria provir do movimento, enquanto a melodia nasceria dos ritmos da fala”. A improvisação propõe atividades de eco, pergunta e resposta e ostinatos. ( ) Seu método propõe a alfabetização musical através do canto, utilizando repertório de canções folclóricas e nacionalistas. Utiliza um sistema de símbolos de duração rítmica, alturas relativas (dó móvel) e a manossolfa. ( ) Sua proposta está baseada no estudo das “sensações auditivas e os fundamentos materiais do som. (...) Estuda a audição sob três aspectos: sensorial, afetivo e mental”. A sensibilidade sensorial auditiva é baseada na compreensão do som como entidade física (altura, duração, intensidade e timbre); a sensibilidade afetiva auditiva está relacionada à emoção que a natureza da música provoca e de suas relações com ser humano; e o aspecto mental está relacionado à inteligência auditiva como as habilidades de comparação, julgamento, associação, análise, síntese, memória, criatividade e escuta interior. ( ) Seu método propõe que a música “faça parte do meio da criança desde pequena, como ocorre a língua materna”. A presença dos pais é fundamental no processo de musicalização das crianças. A leitura musical é abordada posteriormente ao aprendizado do instrumento. A repetição, a execução “de ouvido”, o estímulo à memória e a formação de repertório são alguns dos procedimentos utilizados nesse método. ( ) Sua proposta é “um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal e na habilidade de escuta”. Seu sistema “fornece instrumentos para o desenvolvimento integral da pessoa, por meio da música e do movimento, (...) desenvolvendo a escuta ativa, a voz cantada, o movimento corporal e o uso do espaço. A escuta e os aspectos psicomotores estão intrinsicamente interligados, proporcionando a compreensão, ação e sensibilidade musicais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ano: 2020
Banca:
FUNDATEC
Órgão:
Prefeitura de Bagé - RS
Prova:
FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Bagé - RS - Professor Especialista em Dança e Música |
Q1781752
Música
A área da educação musical vem se dedicando a refletir e a incorporar a
diversidade cultural em suas ações educativas como uma forma de resposta a essa demanda social.
Penna (2008) apresenta que o “multiculturalismo no ensino da arte implica uma concepção ampla
da arte, capaz de abarcar as múltiplas e diferenciadas manifestações artísticas, o que se coloca no
campo específico da educação musical”. Abordar a cultura afro-brasileira nas aulas de música é uma
alternativa positiva de ação à diversidade cultural e social. Assim, podemos afirmar que abordar a
cultura afro-rio-grandense contribui para a valorização multicultural do Rio Grande do Sul.
Em relação à cultura afro-rio-grandense, são considerados, respectivamente, um instrumento musical e uma manifestação cultural:
Em relação à cultura afro-rio-grandense, são considerados, respectivamente, um instrumento musical e uma manifestação cultural: