Questões de Concurso Público PC-MG 2021 para Perito Criminal

Foram encontradas 9 questões

Q1980041 Biologia

A caracterização da vegetação das áreas alvos das perícias ambientais é fundamental, pois, muitas vezes, estabelece a base para a descrição posterior das intervenções ambientais que forem constatadas. Considerando-se a cobertura vegetal de Minas Gerais, conforme Minas Gerais (2020), “[...] As imponentes Barrigudas, ou Embarés, são as principais árvores destas regiões. Também aparecem Pau Ferro, Ipês e Angicos”. 

MINAS GERAIS. Instituto Estadual de Florestas (IEF). Cobertura vegetal de Minas Gerais. 2020. Disponível em: http://www.ief.mg.gov.br/florestas. Acesso em: 24 out. 2021.


A qual tipo de vegetação essa descrição se refere?

Alternativas
Q1980042 Biologia

De acordo com Raven, Evert e Eichhorn (2014, p. 634), “a densidade é o indicador individual mais importante da resistência da madeira [...]”. Nesse sentido, a densidade e a resistência da madeira podem ser determinantes na escolha das espécies florestais arbóreas que serão suprimidas irregularmente em uma floresta para dar origem a produtos de origem florestal.

RAVEN, P H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 856 p.


Considerando-se essas informações relacionadas à resistência e à densidade da madeira, julgue as assertivas a seguir como verdadeiras ou falsas.


I. A densidade pode ser usada para prever características da madeira, porém não é um bom parâmetro para prever dureza, resistência a aceitar pregos e facilidade do uso de maquinário.

II. As madeiras densas geralmente se contraem e empenam mais que as madeiras leves.

III. As madeiras mais densas geralmente oferecem melhor combustível que as madeiras mais leves.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG Prova: FUMARC - 2021 - PC-MG - Perito Criminal |
Q1980353 Biologia

Cunha-Santino e Bianchini Júnior (2010, p. 140) apontam o Carbono Orgânico e o Carbono Inorgânico dissolvidos entre as variáveis utilizadas na avaliação da qualidade das águas. 

CUNHA-SANTINO, M. B. DA; BIANCHINI JÚNIOR, I. Ciências do Ambiente:

conceitos básicos em ecologia e poluição. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 179

p. – (Coleção UAB-UFSCar). Disponível em: http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2766/1/TS_Santino_CienciasAmbiente.pdf. Acesso em: 24 out. 2021.


Considerando-se essa informação, em relação a esses parâmetros, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG Prova: FUMARC - 2021 - PC-MG - Perito Criminal |
Q1980355 Biologia

O uso de chaves de identificação de madeiras utilizando características anatômicas macroscópicas é uma ferramenta relativamente simples e muito promissora na criminalística. Entre as características da madeira consideradas importantes para aplicação dessa técnica está o parênquima axial. De acordo com Coradin e Camargos (2002, p. 20), “[...] o parênquima axial é composto de células dispostas no sentido do eixo do tronco, com função de reserva de nutrientes. Em cada espécie apresenta disposição e arranjo característicos, sendo, por isso, um parâmetro muito utilizado em identificação de madeiras”.

CORADIN, V. T. R.; CAMARGOS, J. A. A. A Estrutura Anatômica da Madeira e Princípios para a sua identificação. Brasília: LPF/IBAMA/Ministério do Meio Ambiente,2002.28p.Disponívelem:https://lpf.florestal.gov.br/ptbr/component/phocadownload/category/2-apostilas-curso-basico-madeiras-e-produtos?download=114:estrutura-anatomica-da-madeira-principios-para-a-sua-identificacao. Acesso em: 24 out. 2021.


Com base nessas informações, analise a figura a seguir: 


Imagem associada para resolução da questão

Tipos de parênquima axial. Fonte: Coradin e Camargos (2002, p. 21).

O tipo de parênquima axial ilustrado nessa figura é:

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUMARC Órgão: PC-MG Prova: FUMARC - 2021 - PC-MG - Perito Criminal |
Q1980361 Biologia
Além de clonar e amplificar o DNA, as técnicas moleculares são usadas para analisar as moléculas de DNA pelo estudo e pela determinação de suas sequências” 
PIERCE, Benjamin A.; ROSÁRIO, Beatriz Araújo do. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 759 p. 
Sobre a análise do DNA, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: C