Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
Foram encontradas 5 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia |
Q2063647
Sociologia
Para o sociólogo Zygmunt Bauman, Identidade e Política
Identitária se tornaram conceitos-chave para o entendimento da
vida social na era da "modernidade líquida", respondendo a
indagações como: qual é o espaço do eu e do outro? Qual é a
medida da liberdade individual? E do respeito ao próximo, com
todas as suas diferenças? É possível construir uma identidade
sem levar a alteridade – o outro – em conta?
Com base nessa reflexão sociológica, analise as afirmativas a seguir sobre políticas de identidade na era da “modernidade líquida”.
I. Políticas de identidade são um tipo de agência importante para “minorias numéricas”, como indígenas, pessoas com deficiência e grupos LGBTI+, e também para “maiorias minorizadas na representação”, como mulheres e pessoas negras no Brasil, por exemplo. II. Políticas de identidade geram sentimentos de pertencimento pautados em realidades ontológicas, seja de caráter étnico, linguístico ou de origem nacional, entre outros. III. Políticas de identidade funcionam como âncoras sociais, em relação a situações políticas expressas em termos de raça, gênero, país, família, classe ou local de nascimento, visando o a pluralidade de direitos e a reparação de diferenças.
Está correto o que se afirma em
Com base nessa reflexão sociológica, analise as afirmativas a seguir sobre políticas de identidade na era da “modernidade líquida”.
I. Políticas de identidade são um tipo de agência importante para “minorias numéricas”, como indígenas, pessoas com deficiência e grupos LGBTI+, e também para “maiorias minorizadas na representação”, como mulheres e pessoas negras no Brasil, por exemplo. II. Políticas de identidade geram sentimentos de pertencimento pautados em realidades ontológicas, seja de caráter étnico, linguístico ou de origem nacional, entre outros. III. Políticas de identidade funcionam como âncoras sociais, em relação a situações políticas expressas em termos de raça, gênero, país, família, classe ou local de nascimento, visando o a pluralidade de direitos e a reparação de diferenças.
Está correto o que se afirma em
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia |
Q2063655
Sociologia
Embora a proclamação da Declaração Universal dos Direitos
Humanos (DH) tenha ocorrido há mais de meio século, uma
educação que busque trazer os princípios dos DH para uma
realidade concreta deve considerar tanto a promoção quanto a
garantia desses direitos no espaço urbano da comunidade
escolar. Segundo David Harvey, “A liberdade para nos fazermos e
nos refazermos, assim como nossas cidades, é um dos mais
preciosos, ainda que dos mais negligenciados, dos nossos direitos
humanos. A questão sobre qual tipo de cidade queremos não
pode estar divorciada da questão sobre qual tipo de pessoas
desejamos ser, quais tipos de relações sociais buscamos, qual
relação nutrimos com a natureza, qual modo de vida desejamos”.
Adaptado de HARVEY, David. A liberdade da cidade, GEOUSP Espaço e Tempo (v. 13, n. 2, 2009, p. 9.
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito de pensar a cidade como um direito.
I. O direito à cidade deve ultrapassar o direito ao acesso do que já está disponível, permitindo transformar a cidade em algo que esteja de acordo com os interesses de seus cidadãos. II. O direito à cidade se expressa em duas demandas recorrentes na metrópole paulistana: a ocupação democrática dos espaços urbanos e o fortalecimento da cultura de participação política. III. O direito à cidade opera como um conceito aglutinador, na medida em que alinha uma série de outras políticas de inclusão, participação e uso dos espaços públicos urbanos.
Está correto o que se afirma em
Adaptado de HARVEY, David. A liberdade da cidade, GEOUSP Espaço e Tempo (v. 13, n. 2, 2009, p. 9.
Com base no trecho citado, analise as afirmativas a seguir a respeito de pensar a cidade como um direito.
I. O direito à cidade deve ultrapassar o direito ao acesso do que já está disponível, permitindo transformar a cidade em algo que esteja de acordo com os interesses de seus cidadãos. II. O direito à cidade se expressa em duas demandas recorrentes na metrópole paulistana: a ocupação democrática dos espaços urbanos e o fortalecimento da cultura de participação política. III. O direito à cidade opera como um conceito aglutinador, na medida em que alinha uma série de outras políticas de inclusão, participação e uso dos espaços públicos urbanos.
Está correto o que se afirma em
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia |
Q2063657
Sociologia
O pragmatismo norte-americano foi uma forte influência no
debate sobre os rumos da educação no Brasil do século XX, como
o demonstram os contatos epistolares com filósofos de
universidades norte-americanas e as viagens de intelectuais
brasileiros para os Estados Unidos.
No centro da imagem, Anísio Teixeira (de óculos) e Monteiro Lobato (à sua esquerda), nos Estados Unidos, na década de 1920.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente esse diálogo entre a filosofia pragmática norte-americana e a orientação do sistema educacional brasileiro, proposta por representantes do pensamento social brasileiro.
No centro da imagem, Anísio Teixeira (de óculos) e Monteiro Lobato (à sua esquerda), nos Estados Unidos, na década de 1920.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente esse diálogo entre a filosofia pragmática norte-americana e a orientação do sistema educacional brasileiro, proposta por representantes do pensamento social brasileiro.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia |
Q2063658
Sociologia
Todo ato educativo é um ato político
É possível dizer que na década de 1950, os intelectuais brasileiros descobriram o popular, entendido como resgate do sentido de nacionalidade, e elegeram o povo como sujeito social da vida brasileira. A densidade dos anos 1950 e 1960 vem do fato de se cruzarem, como atores em disputa, a elite, que ‘construiria 50 anos em 5’ (ideário que tem sua consagração na construção e mudança da capital do Brasil), e as camadas populares, que se mobilizam por conquistas sociais básicas. A atmosfera da qual se impregnou a cultura contagiou a educação.
Adaptado de BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de janeiro: Zahar, 2000, p. 57.
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente iniciativas desse período em que, no pensamento social brasileiro, a questão educacional foi associada à conscientização e à transformação política, à exceção de uma. Assinale-a.
É possível dizer que na década de 1950, os intelectuais brasileiros descobriram o popular, entendido como resgate do sentido de nacionalidade, e elegeram o povo como sujeito social da vida brasileira. A densidade dos anos 1950 e 1960 vem do fato de se cruzarem, como atores em disputa, a elite, que ‘construiria 50 anos em 5’ (ideário que tem sua consagração na construção e mudança da capital do Brasil), e as camadas populares, que se mobilizam por conquistas sociais básicas. A atmosfera da qual se impregnou a cultura contagiou a educação.
Adaptado de BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de janeiro: Zahar, 2000, p. 57.
As afirmativas a seguir exemplificam corretamente iniciativas desse período em que, no pensamento social brasileiro, a questão educacional foi associada à conscientização e à transformação política, à exceção de uma. Assinale-a.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SME - SP
Prova:
FGV - 2023 - SME - SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia |
Q2063667
Sociologia
“Todo mundo sabe onde está colocada a honra da mulher. Não é
segredo para ninguém que a honra da mulher, o seu caráter, o
seu idealismo, a sua consciência, todos os sentimentos, enfim,
que a distinguem da vaca ou da cadela, foram colocados, por
convenção dos homens, justamente na parte do corpo que mais a
aproxima desses animais. Os homens, no afã de conseguirem um
meio prático de dominar a mulher, colocam-lhe a honra entre as
pernas”.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de