Questões de Concurso Público SME - SP 2023 para Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Foram encontradas 24 questões

Q2064393 Geografia
31.png (417×280) 
McCARTHY, Niall. The status of COVID-19 border closures, Disponível em: https://www.statista.com/chart/21326/coronavirus-border-closures/Acesso em 24 dez. 2022.
Com relação aos efeitos da pandemia do COVID-19 sobre a mobilidade populacional ao redor do mundo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A pandemia do Covid-19 limitou a mobilidade populacional de forma mais intensa do que a de outros fluxos, como bens e mercadorias. ( ) A pandemia do Covid-19 criou barreiras aos movimentos populacionais, que antes ocorriam de forma livre. ( ) A pandemia do Covid-19 restringiu a mobilidade populacional nas fronteiras de forma indiferenciada ao redor do mundo.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2064394 Geografia
Sobre a construção de muros fronteiriços, analise o gráfico a seguir.
32.png (407×243) 
VALLET, E. The World Is Witnessing a Rapid Proliferation of Border Walls. Disponível em: <https://www.migrationpolicy.org/article/rapid-proliferation-number-border-walls>. Acesso em: 24 dez. 2022.
Considerando as motivações e os efeitos da construção de muros fronteiriços ao longo do século XX e XXI, analise as afirmativas a seguir.
I. Os muros fronteiriços são símbolos da integração do mundo em uma aldeia global. II. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o controle migratório. III. Entre as principais motivações para a construção de muros fronteiriços está o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando. IV. A construção de muros fronteiriços está relacionada com o regime político, pois são símbolos de regimes autoritários.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2064395 Geografia
“A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. Para entendê-la, como, de resto, a qualquer fase da história, há dois elementos fundamentais a levar em conta: o estado das técnicas e o estado da política.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 22
As opções a seguir apresentam os sentidos e as características da globalização, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2064397 Geografia
“Seja como for, o sistema internacional será remanejado e a natureza dos Estados transformada. A estrutura global da produção será mudada, assim como a organização do espaço. Os resultados dependerão da extensão e da direção das mudanças advindas ao sistema internacional e ao Estado.”
 SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 2009, p. 66.
Avalie se são condições necessárias para que as transformações vislumbradas por Milton Santos ocorressem em bases mais justas:
I. O reconhecimento, por parte dos detentores do aparelho do Estado e do mercado, da necessidade de modificar a subordinação dentro do sistema internacional. II. A inclusão do homem, em bases locais, para exercer a planificação do espaço, isto é, a produção de um espaço do homem. III. Dar nova finalidade às formas geográficas concebidas com um fim capitalista, garantindo a sua finalidade social.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2064399 Geografia

Leia o fragmento a seguir.


“Uma região produtora de algodão, de café ou de trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens”.


(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP, 5ª. ed., 2007.


Em relação à definição de paisagem pelo geógrafo Milton Santos, analise as afirmativas a seguir.


I. A paisagem é o resultado de um acúmulo de tempos. Em cada lugar esse acúmulo é diferente: os objetos não mudam no mesmo lapso de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.

II. A paisagem abrange dois tipos de elementos. Os objetos naturais, tais como a água e as plantas, e os objetos criados, que são testemunhas do trabalho humano tanto no passado quanto no presente.

III. A paisagem altera-se continuamente para acompanhar as transformações da sociedade. As formas são alteradas, renovadas e suprimidas para dar lugar a outras formas que atendam às novas necessidades da estrutura social.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: E