Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Professor de Educação Básica (PEB) - Arte
Foram encontradas 13 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288660
Educação Artística
Assinale a afirmativa que descreve corretamente uma
característica arquitetônica das catedrais góticas.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288663
Educação Artística
No final do século XVIII, Denis Diderot (1713 – 1784) denominou
de _____ a forma teatral séria, cujos personagens representavam
o ser humano concebido como sendo bom na sua essência, e
cujos erros eram cometidos devido ao contexto social em que
vivia. O tom utilizado na fala dos atores era sentimental, de modo
a provocar o choro, a comoção no público ao apresentar os
sofrimentos dos personagens, causados pela pressão social à qual
eram submetidos.
Adaptado de CEBULSKI, Maria Cristina. Introdução à história do teatro no ocidente dos gregos aos nossos dias. Editora Unicentro, 2012, p. 43
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna no trecho citado.
Adaptado de CEBULSKI, Maria Cristina. Introdução à história do teatro no ocidente dos gregos aos nossos dias. Editora Unicentro, 2012, p. 43
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna no trecho citado.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288664
Educação Artística
Recentemente, tem-se ampliado a configuração inclusiva da
concepção de arte afro-brasileira, evitando-se a ideia de raça,
pautando-se menos em marcações étnicas e mais por valores
culturais africanos misturados aos demais nas complexas
dinâmicas sociais brasileiras. Ou seja, em conjunções de arte,
Brasil e África para além de raça e etnia. A arte afro-brasileira,
pode remeter à cor da pele de africanos e afrodescedentes, e,
portanto, a fenótipos, mas para ressaltar como, com sua
heterogeneidade inclusiva, essa vertente permite ver um rico
negrume multicor.
CONDURU, R. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo, 2011, v. 22, n. 2, p. 43. Adaptado.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que define corretamente a vertente artística afro-brasileira na perspectiva do autor citado.
CONDURU, R. Negrume multicor: arte, África e Brasil para além de raça e etnia. Acervo, 2011, v. 22, n. 2, p. 43. Adaptado.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que define corretamente a vertente artística afro-brasileira na perspectiva do autor citado.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288665
Educação Artística
Em uma proposta didática, o docente de artes propõe a análise
de obras do século XIX produzidas por Auguste François Biard,
Jean-Baptiste Debret, Johann Moritz Rugendas e Paul HarroHarring que representam a comercialização de escravos.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos pertinentes dessa atividade didática, à exceção de uma. Assinale-a.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente objetivos pertinentes dessa atividade didática, à exceção de uma. Assinale-a.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEE-MG
Prova:
FGV - 2023 - SEE-MG - Professor de Educação Básica (PEB) - Arte |
Q2288666
Educação Artística
No paradigma contemporâneo focamos os significados e
percebemos que a obra de arte tem de estar dentro de um
contexto. O significado sempre depende de um contexto.
Portanto, a cultura da qual vêm as crianças tem muito mais
importância e também a cultura sobre o qual vem o objeto de
arte. Os significados, porque são símbolos, são como palavras, e
eles variam de acordo com o local no qual são recebidos. Isso
quer dizer que as crianças crescem de forma a entender objetos
de arte de forma diferente dependendo de sua cultura e, quando
elas começam a entender as obras de arte, elas entendem aquilo
que sua cultura lhes deu para compreender.
PARSONS, Michael J. Identidade cultural e ensino da arte. Porto Alegre: UFRGS, 1996, p.23.
O trecho tematiza a questão
PARSONS, Michael J. Identidade cultural e ensino da arte. Porto Alegre: UFRGS, 1996, p.23.
O trecho tematiza a questão