Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes
Foram encontradas 16 questões
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEDUC-TO
Prova:
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes |
Q2213654
Educação Artística
Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) foi um dos primeiros a
registrar e estudar as manifestações da cultura popular,
vinculando-a ao folclore.
Todos os países do mundo, raças, grupos humanos, famílias, classes profissionais, possuem um patrimônio de tradições que se transmite oralmente e é defendido e conservado pelo costume. Esse patrimônio é milenar e contemporâneo. Cresce com os conhecimentos diários desde que se integrem nos hábitos grupais, domésticos ou nacionais. Esse patrimônio é o folclore. “Folk”, povo, nação, família, parentalha. “Lore”, instrução, conhecimento. “Contemporaneidade”, atualização imediatista do conhecimento.
CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967, p.9. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta o entendimento de cultura popular de Câmara Cascudo.
Todos os países do mundo, raças, grupos humanos, famílias, classes profissionais, possuem um patrimônio de tradições que se transmite oralmente e é defendido e conservado pelo costume. Esse patrimônio é milenar e contemporâneo. Cresce com os conhecimentos diários desde que se integrem nos hábitos grupais, domésticos ou nacionais. Esse patrimônio é o folclore. “Folk”, povo, nação, família, parentalha. “Lore”, instrução, conhecimento. “Contemporaneidade”, atualização imediatista do conhecimento.
CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1967, p.9. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta o entendimento de cultura popular de Câmara Cascudo.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEDUC-TO
Prova:
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes |
Q2213658
Educação Artística
A principal característica dessa dança é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música, que é cantada e acompanhada pela batida do atabaque.
No final de cada frase musical, dois dançarinos cruzam os porretes batendo-os dois a dois: eles simulam um combate no interior de um círculo, em cuja parte central está o chefe, o qual “ataca” todos os participantes, uma vez que passa por todos e escolhe um “lutador” experiente para travar um “duelo”. Nas apresentações, os dançarinos costumam usar saias feitas de sisal, além de pintura corporal.
A imagem e a descrição se referem a uma dança popular tradicional, presente nas comunidades quilombolas do Tocantins, conhecida como
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEDUC-TO
Prova:
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes |
Q2213663
Educação Artística
Em 1913 o músico futurista Luigi Russolo publicou o manifesto
A Arte dos Ruídos. Em sintonia com a era industrial das máquinas
e da velocidade, Russolo criou novos instrumentos musicais para
permitir que os compositores utilizassem os sons mais complexos
da “era mecânica”:
Todos sabemos que qualquer som musical transporta em si um desenvolvimento de sensações com as quais estamos familiarizados e das quais estamos exaustos, pois predispõem o ouvinte ao aborrecimento. Nós Futuristas, amamos profundamente e apreciamos as harmonias dos grandes mestres. Por muitos anos, Beethoven e Wagner chocaram os nossos nervos e corações. Agora encontramos mais divertimento na combinação de ruídos de carris, motores, carruagens e multidões.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori, in: https://archive.org/details/luigi-russolo-lartedei-rumori-1916. (Adaptado)
Com base nas palavras de Russolo, é correto afirmar que para o autor, o ruído é um
Todos sabemos que qualquer som musical transporta em si um desenvolvimento de sensações com as quais estamos familiarizados e das quais estamos exaustos, pois predispõem o ouvinte ao aborrecimento. Nós Futuristas, amamos profundamente e apreciamos as harmonias dos grandes mestres. Por muitos anos, Beethoven e Wagner chocaram os nossos nervos e corações. Agora encontramos mais divertimento na combinação de ruídos de carris, motores, carruagens e multidões.
RUSSOLO, Luigi. L’arte dei rumori, in: https://archive.org/details/luigi-russolo-lartedei-rumori-1916. (Adaptado)
Com base nas palavras de Russolo, é correto afirmar que para o autor, o ruído é um
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEDUC-TO
Prova:
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes |
Q2213665
Educação Artística
As manifestações listadas a seguir exemplificam corretamente
influências da cultura africana na formação da música brasileira,
à exceção de uma. Assinale-a.
Ano: 2023
Banca:
FGV
Órgão:
SEDUC-TO
Prova:
FGV - 2023 - SEDUC-TO - Professor Da Educação Básica - Professor Regente - Artes |
Q2213666
Educação Artística
Arte ou artefato?
A maioria dos povos ameríndios não guarda as peças, as máscaras ou os adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de têlas usado nos rituais pois, fora do contexto da encenação, elas perdem sua agência.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/ Arte, 2009, p. 65. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que, em seu contexto de produção e uso originais, descreve corretamente os sentidos atribuídos às peças indígenas.
A maioria dos povos ameríndios não guarda as peças, as máscaras ou os adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de têlas usado nos rituais pois, fora do contexto da encenação, elas perdem sua agência.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: C/ Arte, 2009, p. 65. (Adaptado)
Com base no trecho, assinale a opção que, em seu contexto de produção e uso originais, descreve corretamente os sentidos atribuídos às peças indígenas.