Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Professor - Música
Foram encontradas 5 questões
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091938
Música
Leia os trecho a seguir.
I - Composição de época romântica que, em geral, apresenta melodias folclóricas, com um único movimento, de caráter livre e variado. Não segue um esquema fixo, apresentando-se como um conjunto de frases melódicas, diversas entre si por ritmo e harmonia, o que confere a essa composição um caráter de improvisação. II - Composição com melodias inspiradas no bel canto italiano e de andamento tranquilo, em geral formada por uma única peça para piano, de movimento lento, com estilo melódico e intimidade de sentimento.
As caracterizações acima correspondem, respectivamente, aos gêneros
I - Composição de época romântica que, em geral, apresenta melodias folclóricas, com um único movimento, de caráter livre e variado. Não segue um esquema fixo, apresentando-se como um conjunto de frases melódicas, diversas entre si por ritmo e harmonia, o que confere a essa composição um caráter de improvisação. II - Composição com melodias inspiradas no bel canto italiano e de andamento tranquilo, em geral formada por uma única peça para piano, de movimento lento, com estilo melódico e intimidade de sentimento.
As caracterizações acima correspondem, respectivamente, aos gêneros
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091947
Música
Analise a figura a seguir.
GIORDANO, Luca, São Miguel (c. 1663).
Leia o trecho a seguir.
Eu sou a Música, e com suaves palavras, sei tranquilizar os corações conturbados, e ora com nobre ira e ora com amor, inflamo as mais geladas mentes. MONTEVERDI, Claudio, Prólogo de Orfeu (1607).
A respeito da cultura e da música barrocas, analise as afirmativas a seguir.
I. A estética barroca era a arte de persuadir e de comover, estando afinada com a estratégia social global da época do absolutismo. II. No método da Segunda Prática, Monteverdi propunha a representação das emoções pelo canto monódico, elemento caracterizante do novo estilo. III. A retórica dos afetos do barroco consiste no princípio de que a música combina um repertório de figuras aptas a produzir os efeitos emotivos desejados.
Está correto o que se afirma em
GIORDANO, Luca, São Miguel (c. 1663).
Leia o trecho a seguir.
Eu sou a Música, e com suaves palavras, sei tranquilizar os corações conturbados, e ora com nobre ira e ora com amor, inflamo as mais geladas mentes. MONTEVERDI, Claudio, Prólogo de Orfeu (1607).
A respeito da cultura e da música barrocas, analise as afirmativas a seguir.
I. A estética barroca era a arte de persuadir e de comover, estando afinada com a estratégia social global da época do absolutismo. II. No método da Segunda Prática, Monteverdi propunha a representação das emoções pelo canto monódico, elemento caracterizante do novo estilo. III. A retórica dos afetos do barroco consiste no princípio de que a música combina um repertório de figuras aptas a produzir os efeitos emotivos desejados.
Está correto o que se afirma em
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091948
Música
Leia a primeira estrofe da Ode à Alegria (1785), de Friedrich
Schiller, cantada no quarto movimento da Sinfonia nº 9 de
Ludwig van Beethoven, de 1824.
Alegria, formosa centelha divina, Filha do Elíseo, Ébrios de fogo entramos Em teu santuário celeste! Teu encanto une O que o costume rigorosamente separou. Os mendigos tornam-se irmãos dos príncipes Ali onde teu doce vôo se detém. (Coro) Abraçai-vos multidões! Enviais este beijo para todo o mundo! Irmãos, além do céu estrelado deve habitar um pai afetuoso.
A partir do texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente a cultura musical entre a Revolução (1789) e a Restauração (1815).
Alegria, formosa centelha divina, Filha do Elíseo, Ébrios de fogo entramos Em teu santuário celeste! Teu encanto une O que o costume rigorosamente separou. Os mendigos tornam-se irmãos dos príncipes Ali onde teu doce vôo se detém. (Coro) Abraçai-vos multidões! Enviais este beijo para todo o mundo! Irmãos, além do céu estrelado deve habitar um pai afetuoso.
A partir do texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente a cultura musical entre a Revolução (1789) e a Restauração (1815).
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091953
Música
O estudo sobre o som aponta seu caráter eufônico, ou seja,
composto. Um som não é único ou puro, mas ressoa uma série de
outros sons concomitantes, chamados de harmônicos superiores.
Deste modo, um som emitido por um instrumento ou entoado
por voz humana forma, por si próprio, um acorde.
A respeito da série de harmônicos da escala do modo maior, analise as afirmativas a seguir.
I. A sequência de harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – sol2 – dó3 –mi3 – sol3 – (sib3) – dó4 – ré4 – mi4 – fá4 – sol4 etc., sendo o dó a nota fundamental mais forte, ainda que não seja o som que mais ressoa na sequência das demais notas da escala. II. A sequência dos harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – mi2 - sol2 – dó3 – fá3 – dó4 – mi4 – sol4 – (sib4) – dó5 – mi6 – etc., sendo que depois do dó a nota que mais ressoa é o mi, por aparecer antes e com maior frequência do que os outros harmônicos. III. A sequência de harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – sol2 – dó3 – mi3 – sol3 – (sib3) – dó4 – ré4 – mi4 – fá4 – sol4 etc., sendo o dó o que soa com mais força, pois este som fundamental ressoa ele mesmo e, depois, o que soa mais forte é o sol, em razão de aparecer antes e com maior frequência do que os outros harmônicos.
Está correto o que se afirma em:
A respeito da série de harmônicos da escala do modo maior, analise as afirmativas a seguir.
I. A sequência de harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – sol2 – dó3 –mi3 – sol3 – (sib3) – dó4 – ré4 – mi4 – fá4 – sol4 etc., sendo o dó a nota fundamental mais forte, ainda que não seja o som que mais ressoa na sequência das demais notas da escala. II. A sequência dos harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – mi2 - sol2 – dó3 – fá3 – dó4 – mi4 – sol4 – (sib4) – dó5 – mi6 – etc., sendo que depois do dó a nota que mais ressoa é o mi, por aparecer antes e com maior frequência do que os outros harmônicos. III. A sequência de harmônicos para um som fundamental em dó1 é: dó2 – sol2 – dó3 – mi3 – sol3 – (sib3) – dó4 – ré4 – mi4 – fá4 – sol4 etc., sendo o dó o que soa com mais força, pois este som fundamental ressoa ele mesmo e, depois, o que soa mais forte é o sol, em razão de aparecer antes e com maior frequência do que os outros harmônicos.
Está correto o que se afirma em:
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091963
Música
Os educadores musicais brasileiros têm dialogado com as
propostas renovadoras em ensino de música produzidas nos
últimos 50 anos.
Leia, a seguir, a descrição de três dessas propostas que influenciaram os músicos educadores brasileiros.
I. Enfatiza a importância da escuta dos sons da Paisagem Sonora em que vivemos, sejam eles materiais musicais convencionais, o canto dos pássaros ou o som de um engarrafamento urbano. II. Propõe uma estratégia de ensino baseada na Técnica de Projetos, que integra a música às outras formas artísticas, devendo ser considerada "música-teatro". III. Explora o Jogo Vocal, criando sonoridades vocais que permitem produzir pequenas peças, a partir de poesias, movimentos, sons e ações.
As descrições correspondem, respectivamente, às propostas de
Leia, a seguir, a descrição de três dessas propostas que influenciaram os músicos educadores brasileiros.
I. Enfatiza a importância da escuta dos sons da Paisagem Sonora em que vivemos, sejam eles materiais musicais convencionais, o canto dos pássaros ou o som de um engarrafamento urbano. II. Propõe uma estratégia de ensino baseada na Técnica de Projetos, que integra a música às outras formas artísticas, devendo ser considerada "música-teatro". III. Explora o Jogo Vocal, criando sonoridades vocais que permitem produzir pequenas peças, a partir de poesias, movimentos, sons e ações.
As descrições correspondem, respectivamente, às propostas de