Questões de Concurso Público SEFAZ-RJ 2008 para Fiscal de Rendas - Prova 1

Foram encontradas 3 questões

Q24547 Português
"Ainda não se enxerga horizonte visível para fixação de padrões éticos no campo tributário brasileiro, porque essa meta demanda uma ampla reestruturação de relacionamentos entre os fiscos e os contribuintes. O cidadão brasileiro, ao menos no plano cultural, não inclui o pagamento de impostos entre os deveres fundamentais. Não causa estranheza o empresário afirmar, sem nenhum sentimento de culpa, que deixou de pagar os impostos porque a 'crise' o obrigou a optar entre o recolhimento de impostos e o pagamento aos fornecedores e empregados. Dito de outra forma, o pagamento de impostos ainda não é um valor definitivamente incorporado à vida nacional." (L.34-47)

A respeito do trecho acima analise os itens a seguir:

I. No trecho "O cidadão brasileiro, ao menos no plano cultural, não inclui o pagamento de impostos entre os deveres fundamentais", o vocábulo entre poderia ser substituído, sem alteração de sentido da frase, por dentre.

II. A expressão "sem nenhum sentimento de culpa" é redundante.

III. O pronome "essa" tem valor dêitico.

Assinale:
Alternativas
Q24551 Português
Com base na frase "No seu entender, é lícito tudo que o beneficia" (L.54-55), analise os itens a seguir:

I. O pronome "seu" tem valor anafórico.

II. O sujeito do verbo "beneficia" é "tudo".

III. O sujeito do verbo "é" é oracional.

Analise:
Alternativas
Q24552 Português
"Entre outras razões explicativas da evasão, destacam-se: a ignorância frente à matéria tributária, muitas vezes reforçada por uma legislação complexa e ambígua; a impunidade que privilegia os que não pagam impostos; a falta de percepção quanto ao uso do dinheiro público ou sua malversação, em prejuízo do exercício pleno da cidadania fiscal; a utilização imprópria de recursos judiciais; a existência de uma relação desequilibrada nas relações entre o fisco e o contribuinte." (L.56-65)

Com base no trecho acima, analise os itens a seguir:

I. Suprimindo-se os dois-pontos após "destacamse", gera-se erro de pontuação.

II. Pode-se acrescentar a conjunção "e" após o último ponto-e-vírgula.

III. Excluindo-se do trecho "muitas vezes reforçada por uma legislação complexa e ambígua" e "em prejuízo do exercício pleno da cidadania fiscal", os casos de ponto-e-vírgula poderiam ser substituídos por vírgula, à exceção do último, que também poderia ser substituído pela conjunção "e".

Analise
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C