Questões de Concurso Público UFRGS 2023 para Médico Veterináiro Área - Pequenos Animais, com ênfase em Clínica Médica de Felinos Domésticos

Foram encontradas 20 questões

Q2100262 Veterinária
Aelurostrongylus abstrusus é considerado o principal verme pulmonar dos felinos. Assinale a afirmativa correta sobre o diagnóstico dessa parasitose felina.
Alternativas
Q2100263 Veterinária
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a respeito das doenças das vias aéreas inferiores felinas.

( ) A doença das vias aéreas inferiores felinas é incomum em filhotes e é raro o seu diagnóstico em gatos geriátricos.
( ) A terapia de longo prazo com broncodilatadores é o tratamento mais eficaz se o gatilho subjacente não puder ser removido.
( ) A fluticasona inalada é uma forma de terapia eficaz, mas não funciona imediatamente. Portanto, a terapia concomitante com prednisolona oral é necessária por pelo menos 14 dias quando a medicação inalatória é iniciada.
( ) Uma variedade de medicações foi avaliada em modelos experimentais de asma em gatos, mas não se mostrou benéfica. Estas incluem ciproheptadina, cetirizina e zafirlucaste.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é  
Alternativas
Q2100264 Veterinária
A obstrução uretral em gatos é uma emergência urológica comum e grave, que pode se tornar fatal se o fluxo urinário não for restaurado dentro de 24 a 48 horas.

Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações.
I - A cistocentese é útil para descomprimir a bexiga antes de cateterizar a uretra. Ela ajuda a aliviar a dor e a distensão vesical e facilita as tentativas subsequentes de desobstruir a uretra, reduzindo a contrapressão.

II - O efeito da hipercalemia em gatos com distúrbios eletrocardiográficos graves pode ser tratado com gluconato de cálcio.
III - Cateteres urinários de espera predispõem a infecções do trato urinário ascendente. Os antibióticos profiláticos previnem a infecção e devem ser utilizados até que o cateter seja removido.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2100265 Veterinária
A doença renal crônica (DRC) é uma condição progressiva com perda irreversível da função renal, uma vez que a regeneração dos néfrons não pode mais ocorrer. No entanto, tratamentos que visam a retardar a progressão da doença e controlar as consequências da DRC são recomendados e podem resultar em períodos muito longos de boa qualidade de vida. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a doença renal crônica em gatos.
Alternativas
Q2100266 Veterinária
O diagnóstico da pancreatite felina pode ser confundido com o de suas comorbidades e, na maioria dos gatos, os sinais clínicos permanecem vagos e inespecíficos. Assinale a afirmativa correta sobre essa doença.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: E
5: A