Questões de Concurso Público UFCSPA - RS 2018 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Q1290410 Serviço Social
A conjuntura atual sinaliza uma constante vigilância e atenção para o desenvolvimento do trabalho do assistente social no que se refere ao Estado e à sua relação com as políticas sociais em resposta às expressões da questão social. No que diz respeito ao Estado Neoliberal e às políticas sociais que o caracterizam, considere as afirmações abaixo.

I - No Estado Neoliberal as políticas sociais são emancipatórias.
II - No Estado Mínimo, ocorre uma retração das políticas sociais.
III - No Estado Neoliberal, há uma forte vinculação da execução das políticas sociais via o terceiro setor.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1290416 Serviço Social
Com relação às políticas sociais e tomando a dimensão socioeducativa como possibilidade de leitura crítica da realidade social, considere as afirmações abaixo.
I - A dimensão socioeducativa prevê um processo de reconhecimento das relações sociais mais amplas da realidade visando propor processos emancipatórios. II - As demandas sócio-organizacionais exigem dos(as) assistentes sociais posicionamentos claros e políticos para a superação dos consensos. III - A dimensão socioeducativa possui uma função pedagógica na relação com os usuários à medida que propõe esclarecimentos e repasse de informações para a efetivação da cidadania.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1290426 Serviço Social
A série de cadernos "Assistente Social no combate ao preconceito" tem o intuito de orientar e estimular assistentes sociais a uma compreensão crítica das variadas situações de preconceito que podem acompanhar os encaminhamentos cotidianos do exercício profissional, provocando a categoria a refletir sobre sua responsabilidade ética na defesa do projeto ético-político (Conselho Federal de Serviço Social, 2016). Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando preconceitos que podem ocorrer no contexto de trabalho do(a) assistente social às respectivas definições.
(1) Estigma do uso de drogas (2) Racismo (3) Transfobia (4) Xenofobia
( ) Trata-se de concepções, procedimentos, normas e critérios que revelam preconceitos e violam direitos das(os) usuárias(os) de psicoativos, cabendo à(os) assistente social identificá-los, no cotidiano do seu trabalho, investindo seus conhecimentos e competências, em articulação com outros profissionais que atuam na perspectiva dos direitos, para superação dessa realidade. ( ) É a crença na existência de raças e sua hierarquização. É a ideia de que há raças e de que elas são naturalmente inferiores ou superiores a outras, em uma relação fundada na ideologia de dominação. As características fenotípicas são utilizadas como justificativa para atribuição de valores positivos ou negativos, atribuindo a essas diferenças a justificativa para a inferiorização de uma raça em relação a outra. ( ) O tema popularizou-se na última década, tanto nas discussões do movimento social que luta contra a homofobia e suas variantes, quanto nos documentos oficiais que estabelecem políticas públicas em âmbito nacional, nos estados e municípios. Baseia-se em estereótipos sobre o que deve ser uma “mulher verdadeira” ou um “homem verdadeiro”. Isto ocorre, porque vivemos em uma ordem social firmada no binarismo de gênero. ( ) Expressa-se em comportamentos que beiram o fascismo, destilando discursos de ódio e de repulsa ao “diferente”, ao(à) estrangeiro(a), ao não familiar, vistos como ameaça a uma pretensa estabilidade da “ordem” e da economia mundiais. Tais preconceitos dificultam a inserção e a permanência dos(as) migrantes e atingem diretamente às ações dos(as) assistentes sociais voltados(as) paras as demandas sociais dessa população.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
Alternativas
Q1290428 Serviço Social
No livro "Proteção social no capitalismo – crítica a teorias e ideologias conflitantes" (PEREIRA, 2016), tem-se que a proteção social, histórica e contraditória, como bandeira de luta consciente e crítica contra o despotismo do capital, pode contribuir para o processo supressão deste modo de produção capitalista. A autora realiza uma incursão analítica na ampla temática da proteção social no capitalismo, da qual a política social faz parte e com a qual muitas vezes se confunde. De acordo com essa perspectiva de política social, considere as afirmações abaixo.
I - Confunde-se muitas vezes com a política econômica, seja porque necessita dessa como um meio para atingir fins sociais, seja porque a política social tem sido usada como instrumento para a rentabilidade econômica privada ou para a valorização do capital.
II - Refere-se ao processo de desenvolvimento e implementação de medidas geridas pelo Estado e demandadas pela sociedade como direitos devidos para suprir necessidades sociais e promover o bem-estar dos cidadãos – seja prevenindo contingências associadas ao trabalho e às inseguranças sociais, seja combatendo-as quando instaladas.
III - É também considerada produto de decisões coletivas e disciplina/estudo acadêmico das ações por ela mesma desenvolvidas no amplo espectro social de sua atuação. No primeiro caso, a política social tem conotação empírica e apresenta-se como resultado de decisões que, na prática, são aplicadas pelos governos sob a forma de diferentes provisões, como: benefícios, serviços, subsídios, isenções fiscais, etc.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: E