Questões de Concurso Público TIBAGIPREV - PR 2022 para Contador
Foram encontradas 3 questões
Analise as assertivas sobre o Município de Tibagi:
I.A história do município se iniciou com a chegada dos senhores escravocratas, construída pelo tropeirismo e pelo ciclo do garimpo de diamante. traços presentes na miscigenação da população que vive hoje, principalmente da agricultura e do turismo.
II.Uma das praças mais importantes da cidade, Leopoldo Mercer, já foi sede do Cemitério Municipal. A Praça tem o traçado dos pontos cardeais e, em 1996, foi construído o Monumento das águas, com desenhos em baixo relevo, retratando os ciclos da vida econômica e cultural do município.
III.Palácio do Diamante, a atual Sede da Prefeitura Municipal, foi uma casa de padres por 50 anos e é objeto de permuta entre a diocese de Ponta Grossa e o Poder Executivo desta cidade para que o prédio continue pertencendo à população tibagiana.
IV.Segundo o censo demográfico (IBGE) de 2021, a população estimada do município de Tibagi é de 30.688 habitantes.
V.A origem do município vem de seu desmembramento de Telêmaco Borba, em 27/12/1897, tendo como data de comemoração de aniversário do município o dia 18 de março.
Pode-se afirmar que:
Sobre a exploração e ocupação do Estado do Paraná, analise as assertivas abaixo:
I.A primeira fase da ocupação do território paranaense ocorreu do litoral em direção ao Terceiro Planalto. Nos primeiros anos do século XVI, a região sul ficou relegada a um plano secundário na colonização portuguesa em terras brasileiras, pois os interesses da corte estavam voltados para as zonas produtoras de cana-de-açúcar.
II.Em 1640, Gabriel de Lara fundou a vila de Paranaguá e, de acordo com os registros feitos em São Paulo, de 27 de novembro de 1649, foi o primeiro a registrar a existência de ouro na cidade.
III.O início do ciclo do ouro em Minas Gerais em nada alterou a mineração na região paranaense, levando grandes levas da população ao enriquecimento e tornando a região do Paraná ao destaque nacional.
IV.O Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, guarda um dos mais antigos documentos cartográficos referentes à Baía de Paranaguá. A confecção desses documentos remontam o ano de 1653, e nesse mapa já aparecem mapeadas as principais minas de ouro da região.
V.A aprendizagem e a experiência adquirida com a mineração por quase um século fez do Paraná uma espécie de protótipo para que se desenvolvesse a tecnologia necessária a essa atividade, e permitiu que depois ela fosse aplicada em outras regiões.
Pode-se afirmar que: