Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapongas - PR 2020 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 5 questões
I. Em solos ácidos que apresentam elevados teores de ferro e alumínio, parte do fósforo disponível é fixada, formando compostos de ferro e alumínio; o fósforo torna-se indisponível para as plantas. II. A aplicação de gesso agrícola é uma maneira de melhorar a indisponibilidade de fósforo. III. O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4. IV. No solo, o fósforo é pouco móvel, pois é firmemente retido não sendo um nutriente facilmente sujeito à perdas por percolação.
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com o sistema Brasileiro de classificação de solos, em relação aos atributos diagnósticos, é possível afirmar que:
I. Material orgânico é aquele constituído por materiais originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição incluindo raízes vivas, fragmentos de carvão finamente divididos e biomassa presentes no solo como resultado de processos naturais.
II. Material mineral é aquele formado predominantemente por compostos inorgânicos, em vários estágios de intemperismo.
III. Atividade da fração argila refere-se à capacidade de troca de cátions relativa à fração argila, sem correção para carbono, calculada pela expressão: Valor T (cmolc kg-1 ) x 1.000 / conteúdo de argila (g kg-1 ). Atividade alta (Ta) corresponde a valor igual ou superior a 27 cmolc kg-1 de argila, e atividade baixa (Tb), a valor inferior a 27 cmolc kg-1 de argila.
IV. Saturação por bases refere-se à proporção de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7. A expressão “alta saturação” se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e “baixa saturação” a solos com valores inferiores a 50% (distrófico). Utiliza-se, ainda, o valor V ≥ 65% para identificação do horizonte A plíntico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à concentração de sais no solo, é possível afirmar que:
I. Caráter salino: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade tóxica à maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica no extrato de saturação igual ou maior que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.
II. Caráter sálico: é a propriedade referente à presença de sais mais solúveis em água fria que o sulfato de cálcio, em quantidade que interfere no desenvolvimento da maioria das culturas, indicada por condutividade elétrica do extrato de saturação igual ou maior que 4 dS m-1 e menor que 7 dS m-1 (a 25 °C), em alguma época do ano.
III. Caráter solódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) ≥ 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.
IV. Caráter sódico: é usado para distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio (100 Na+ / T) variando de 6% a < 15% em alguma parte da seção de controle que defina a classe.
Assinale a alternativa CORRETA:
O emprego do teor de óxidos de ferro (expresso na forma Fe2 O3 e obtido por extração com ataque sulfúrico) possibilita uma melhor separação das classes de solos. Considerando-se os teores de óxidos de ferro, pode-se separar:
I. Perférrico - Solos com baixo teor de óxidos de ferro: teores < 80 g kg-1 de solo.
II. Férrico - Solos com médio teor de óxidos de ferro: teores variando de 80 g kg-1 a < 180 g kg-1 de solo. O termo “férrico” é aplicado também à classe dos Nitossolos que apresentem teores de Fe2 O3 (pelo H2SO4) ≥ 50 g kg-1 e < 180 g kg-1 de solo.
III. Mesoférrico - Solos com alto teor de óxidos de ferro: teores de 180 g kg-1 a < 360 g kg-1 de solo.
IV. Hipoférrico - Solos com muito alto teor de óxidos de ferro: teores ≥ 360 g kg-1 de solo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Para realizar a classificação das diferentes classes de solos, são utilizados algumas bases e critérios específicos, como no exemplo abaixo:
Grupamento de solos pouco desenvolvidos com horizonte B incipiente.
• Base – pedogênese pouco avançada evidenciada pelo desenvolvimento da estrutura do solo, com alteração do material de origem expressa pela quase ausência da estrutura da rocha ou da estratificação dos sedimentos, croma mais alto, matizes mais vermelhos ou conteúdo de argila mais elevado que o dos horizontes subjacentes.
• Critério – desenvolvimento de horizonte B incipiente em sequência a horizonte superficial de qualquer natureza, inclusive o horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente deverá apresentar argila de atividade baixa e/ou saturação por bases baixa.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a classe de solo descrita acima: