Questões de Concurso Público SEDUC-PA 2018 para Professor Classe I - Física

Foram encontradas 4 questões

Q2182398 Física
“Muitas civilizações antigas, além de observar e classificar os astros, também chegaram a construir observatórios fixos para comparar a posição das estrelas com o correr do tempo. Muitos foram os modelos para explicar a posição relativa dos planetas, do Sol e da Terra. Entre as entidades observadas estavam os planetas – ‘errantes’. Estes, ao contrário das estrelas, que mantinham fixas suas posições relativas, ‘erravam’, mudando de posição em relação às estrelas. Mas foi somente no século XVI que Nicolau Copérnico propôs o modelo heliocêntrico (hélio = sol e cêntrico = centro) em que o Sol é o centro do sistema planetário e os planetas, entre eles a Terra, orbitam ao seu redor.”
(Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-fisica-gravitacao-universal/.)
Ainda, no século XVI, precisamente no ano de 1665, ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir daí criou a Lei da Gravitação Universal. Sobre a Lei de Gravitação Universal, analise as afirmativas a seguir.
I. Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são diretamente proporcionais às suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separa.
II. O termo G é uma constante de proporcionalidade denominada constante gravitacional universal.
III. Em unidades do SI, G = 6,67 × 10–11 N ∙ m²/kg².

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2182403 Física
Ao redor da Terra atua uma região conhecida como campo gravitacional. Ele tem como principal objetivo atrair todos os corpos para o centro do Planeta. Essa atração acontece por meio da influência de uma força – a força gravitacional. Qualquer corpo pode sofrer a influência dessa força. Segundo Newton, isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra. Quando os corpos chegam ao campo gravitacional sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, chamada de aceleração da gravidade.
Imagem associada para resolução da questão

As imagens mostram que todo corpo colocado na superfície terrestre sofre a influência da força peso, que atrai esses corpos para o centro da Terra. Considerando a Teoria de Newton sobre a “aceleração da gravidade na superfície da Terra”, a força de atração gravitacional que existe entre a Terra e o corpo é dada pela equação:
Alternativas
Q2182420 Física
Sobre a história da Física, analise as afirmativas a seguir.
I.
Geocentrismo: os seguidores de Aristóteles consideravam a teoria geocêntrica, onde a Terra era o centro do universo. Para Ptolomeu, a teoria geocêntrica era válida, mas também considerava que os planetas descreviam órbitas circulares em torno de um centro C, que, por sua vez, descreviam órbitas circulares em torno da Terra.
II. Heliocentrismo: estudando o sistema proposto por Ptolomeu, Nicolau Copérnico concorda com os tipos de movimentos, mas percebe que as respostas a seus estudos se adéquam ao colocar o Sol no centro do Universo e, com isso, ele introduz a ideia de um sistema heliocêntrico, onde vem se confirmar com Johannes Kepler e Galileu Galilei.
III. Além de descobrir evidências de que o sistema era realmente heliocêntrico, Kepler também contribuiu ao descobrir que as órbitas eram circulares e não elípticas.
IV. Galileu Galilei aponta um determinado instrumento para o céu, que mais tarde foi chamado de telescópio, e observa o movimento dos astros, os satélites de Júpiter, as fases de Vênus etc. A partir de então se estabelece o marco que divide a Cosmologia Antiga da Cosmologia Moderna.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q2182426 Física

Duas massas de 600 kg, cada uma distante uma da outra 6 m, têm como força gravitacional entre elas:

(Considere G = 6,67 x 10–11N . m²/kg².) 

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B