Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Professor - Sociologia
Foram encontradas 6 questões
Ano: 2022
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Sociologia |
Q2022344
Sociologia
Na acepção em que tomamos o conceito, Revolução Burguesa denota um conjunto de
transformações econômicas, tecnológicas, sociais, psicoculturais e políticas que só se
realizam quando o desenvolvimento capitalista atinge o clímax de sua evolução
industrial. Há, porém, um ponto de partida e um ponto de chegada, e é extremamente
difícil localizar-se o momento em que essa revolução alcança um patamar histórico
irreversível, de plena maturidade e, ao mesmo tempo, de consolidação do poder
burguês [...].
(FERNANDES, 2006, p. 239, grifos do autor) FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.
No contexto de formação dos Estados Nacionais modernos, a Revolução Burguesa no Brasil ocorreu numa organização política singular e com uma temporalidade única que, segundo Florestan Fernandes, se caracteriza como
(FERNANDES, 2006, p. 239, grifos do autor) FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.
No contexto de formação dos Estados Nacionais modernos, a Revolução Burguesa no Brasil ocorreu numa organização política singular e com uma temporalidade única que, segundo Florestan Fernandes, se caracteriza como
Ano: 2022
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Sociologia |
Q2022345
Sociologia
As sociedades primitivas são sociedades sem Estado: esse julgamento de fato, em si
mesmo correto, na verdade dissimula uma opinião, um juízo de valor, que prejudica
então a possibilidade de construir uma antropologia política como ciência rigorosa. O
fato que se enuncia é que as sociedades primitivas estão privadas de alguma coisa – o
Estado – que lhes é, tal como a qualquer outra sociedade – a nossa, por exemplo –
necessária. Essas sociedades são, portanto, incompletas. Não são exatamente
verdadeiras sociedades – não são policiadas –, e subsistem na experiência talvez
dolorosa de uma falta – falta do Estado – que elas tentariam, sempre em vão, suprir.
(CLASTRES, 1979, p. 133-134)
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado: investigações de antropologia política. Porto: Afrontamento, 1979.
Em relação à análise de sobre as “sociedades contra o Estado”, Clastres afirma que
CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado: investigações de antropologia política. Porto: Afrontamento, 1979.
Em relação à análise de sobre as “sociedades contra o Estado”, Clastres afirma que
Ano: 2022
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Sociologia |
Q2022347
Sociologia
Com respeito ao seu significado descritivo e segundo a tradição dos clássicos, a
democracia é uma das três possíveis formas de governo na tipologia em que as várias
formas de governo são classificadas com base no diverso número dos governantes. Em
particular, é a forma de governo na qual o poder é exercido por todo o povo, ou pelo
maior número, ou por muitos, e enquanto tal se distingue da monarquia e da aristocracia,
nas quais o poder é exercido, respectivamente, por um ou por poucos. (BOBBIO, 1987,
p. 137)
BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Bobbio (1987) disserta especificamente sobre “democracia formal” e “democracia substancial”.
Em relação a essas noções, verifica-se que, para o autor,
BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Bobbio (1987) disserta especificamente sobre “democracia formal” e “democracia substancial”.
Em relação a essas noções, verifica-se que, para o autor,
Ano: 2022
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Sociologia |
Q2022353
Sociologia
As políticas de austeridade e o encurtamento das redes de proteção social mergulham
o mundo no permanente pesadelo do desamparo e da desesperança. Resta ao Estado,
como balizador das relações de conflito, adaptar-se a esta lógica em que a continuidade
das formas essenciais da vida socioeconômica depende da morte e do encarceramento.
Sob as condições objetivas e subjetivas projetadas no horizonte neoliberal, o estado de
exceção torna-se a forma política vigente. (ALMEIDA, 2019, p. 99-100)
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
Para demonstrar a configuração de um Estado cujas ações políticas caracterizam um Estado racista, um estado de sítio e um estado de exceção, Silvio Almeida utiliza os seguintes conceitos:
Necropolítica Racismo Biopoder Soberania Estado de exceção Necropoder
A seguir, encontram-se definições de alguns desses conceitos:
I. Torna-se o poder de suspensão da morte, de fazer viver e deixar morrer. A saúde pública, o saneamento básico, as redes de transporte e abastecimento, a segurança pública são exemplos do exercício do poder estatal sobre a manutenção da vida, sendo que sua ausência seria o deixar morrer.
II. Trata-se de uma tecnologia de poder.
III. Junto com a relação de inimizade, tornou-se a base normativa do direito de matar.
IV. Está presente no espaço que a norma jurídica não alcança, no qual o direito estatal é incapaz de domesticar o direito de matar, aquele que, sob o velho direito internacional, é chamado de direito de guerra.
As definições acima referem-se, respectivamente, aos conceitos de
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais)
Para demonstrar a configuração de um Estado cujas ações políticas caracterizam um Estado racista, um estado de sítio e um estado de exceção, Silvio Almeida utiliza os seguintes conceitos:
Necropolítica Racismo Biopoder Soberania Estado de exceção Necropoder
A seguir, encontram-se definições de alguns desses conceitos:
I. Torna-se o poder de suspensão da morte, de fazer viver e deixar morrer. A saúde pública, o saneamento básico, as redes de transporte e abastecimento, a segurança pública são exemplos do exercício do poder estatal sobre a manutenção da vida, sendo que sua ausência seria o deixar morrer.
II. Trata-se de uma tecnologia de poder.
III. Junto com a relação de inimizade, tornou-se a base normativa do direito de matar.
IV. Está presente no espaço que a norma jurídica não alcança, no qual o direito estatal é incapaz de domesticar o direito de matar, aquele que, sob o velho direito internacional, é chamado de direito de guerra.
As definições acima referem-se, respectivamente, aos conceitos de
Ano: 2022
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Sociologia |
Q2022358
Sociologia
As ideias e os conceitos do filósofo Gilles Deleuze são referência para aqueles que se propõem a
analisar as configurações de poder nas sociedades capitalistas transformadas pela criação das
novas tecnologias. De acordo com o autor, as mutações no capitalismo reduziram o foco na
produção e aumentaram a atenção sobre o mercado financeiro e sobre as vendas. Deleuze propõe
que as transformações no sistema capitalista exigiram transformações no controle social, originando
novas estratégias de poder sobre os corpos e sobre as subjetividades.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
De acordo com Deleuze, a sociedade atual seria uma sociedade do controle, que apresenta as características de
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.
De acordo com Deleuze, a sociedade atual seria uma sociedade do controle, que apresenta as características de