Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2019 para Professor - Educação Musical
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2019
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Musical |
Q1086620
Música
Guest, no livro Harmonia: método prático (2006, p. 86), propõe que
o acorde (e seu símbolo, a cifra) não só reúne as notas que o caracterizam, chamadas notas de acorde (n.a.), mas outras notas que também o enriquecem, chamadas notas de tensão (T), embora a cifragem não indique necessariamente essas notas. As n.a. e as de T, reunidas, formam uma escala de sete notas (às vezes seis ou oito), chamada escala de acorde.
A alternativa que apresenta a escala correspondente ao acorde cifrado, considerando o conceito citado, é:
o acorde (e seu símbolo, a cifra) não só reúne as notas que o caracterizam, chamadas notas de acorde (n.a.), mas outras notas que também o enriquecem, chamadas notas de tensão (T), embora a cifragem não indique necessariamente essas notas. As n.a. e as de T, reunidas, formam uma escala de sete notas (às vezes seis ou oito), chamada escala de acorde.
A alternativa que apresenta a escala correspondente ao acorde cifrado, considerando o conceito citado, é:
Ano: 2019
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Musical |
Q1086621
Música
Intervalos sonoros são elementos básicos na construção e delimitação do campo harmônico de escalas e de
acordes. Conhecê-los e classificá-los corretamente é, portanto, fundamental para a prática musical.
Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta dos intervalos apresentados.
Ano: 2019
Banca:
Colégio Pedro II
Órgão:
Colégio Pedro II
Prova:
Colégio Pedro II - 2019 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Musical |
Q1086628
Música
O princípio do serialismo é simples. As doze notas da escala cromática são dispostas
em uma ordem fixa, a série, que pode ser utilizada na geração de melodias e harmonias,
e permanece obrigatória em toda a obra. A série é assim uma espécie de tema oculto:
não precisa ser apresentada como tema [...] mas é um reservatório de ideias e uma
referência básica (GRIFFITHS, 1998, p. 81).
O Quarteto de Cordas Op. 28, do músico Anton Webern (1883-1945), foi a última obra de música de câmara do compositor austríaco, que, nela, aplicou o princípio do serialismo. A série utilizada por Webern nessa peça, na forma original, e transcrita a seguir, emprega notas que, representadas em letras, conforme a nomenclatura alemã, formam o nome BACH.
Essa série é estruturada em três tetracordes,
O Quarteto de Cordas Op. 28, do músico Anton Webern (1883-1945), foi a última obra de música de câmara do compositor austríaco, que, nela, aplicou o princípio do serialismo. A série utilizada por Webern nessa peça, na forma original, e transcrita a seguir, emprega notas que, representadas em letras, conforme a nomenclatura alemã, formam o nome BACH.
Essa série é estruturada em três tetracordes,