Questões de Concurso Público SME de Luziânia - GO 2022 para Professor I

Foram encontradas 6 questões

Q2018036 Pedagogia
    O professor X, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, leva, todos os dias, para a sala de aula, um texto sobre ética e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da leitura de que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê, em voz alta, o trecho que escreveu, acompanhando com o dedo a sua leitura. Como a biblioteca da escola, sobre tal assunto, é limitada, ele pediu a contribuição dos alunos para que trouxessem livros, revistas ou jornais de suas casas. No dia seguinte ao pedido, recebeu a visita de um pai de aluno, indagando-o sobre o motivo do pedido, já que isto não é obrigação dos alunos e sim da Escola.     Marque a alternativa que define em que a explicação do professor ao pai, sobre suas atividades de leitura e orientação em sala de aula, deverá estar baseada.
Alternativas
Q2018037 Pedagogia

    Entende-se por educação especial, para os efeitos da legislação brasileira, a modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. A partir desse entendimento, os Sistemas de Ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais


I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades;

II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir, em menor tempo, o programa escolar para os superdotados;

III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns; IV. acesso diferenciado aos benefícios dos programas sociais suplementares, disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

Alternativas
Q2018046 Pedagogia

    A violência física é uma das formas de violação dos direitos de crianças e adolescentes mais arraigada e tolerada pela cultura, que, sob alegação de propósitos pedagógicos, aceita o uso da violência. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA abre o debate sobre essa questão e, em 2011, é alterado com a aprovação do Projeto de Lei que estabelece o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal. Vários estudos sobre essa temática são realizados. Observe os dados da pesquisa apresentados na tabela.


    Resumo das conclusões da meta-análise de pesquisa sobre consequências do castigo corporal para o desenvolvimento (Gershoff, 2018).


Imagem associada para resolução da questão


    Analise as assertivas, de acordo com esse quadro.


I. Os estudos confirmam que a maioria das crianças que são punidas fisicamente tem menos chance de aprender valores morais que as crianças que não sofrem castigos corporais.

II. O castigo corporal é um modo eficaz de educar a criança.

III. As descobertas das pesquisas demonstraram que o castigo corporal não está relacionado à questão da saúde mental da criança.

IV. O castigo corporal expõe as crianças ao risco de uma série de resultados negativos.

V. O estudo aponta que o aprendizado de respostas agressivas, na resolução de conflitos, acontece, sendo a punição física um indicador de níveis mais elevados de agressividade nas crianças e nos adolescentes.


    Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.

Alternativas
Q2018047 Pedagogia
A Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (Lei 9394/1996) estabelecem a gestão democrática como princípio para organização e gestão do trabalho pedagógico nas instituições públicas de Educação Básica. Analise os pressupostos, considerando a gestão democrática.
I. Autonomia pedagógica e administrativa dos sujeitos da escola (direção, professores, funcionários administrativos, alunos e responsáveis) em construir, implementar e avaliar o seu Projeto Político-Pedagógico.
II. Hierarquização das funções que compõem a estrutura organizacional da escola, tendo em vista que, em uma gestão democrática, o papel do diretor é fundamental para o sucesso dos processos pedagógicos.
III. Construção de uma cultura organizacional que assuma a participação como elemento fundante da organização e gestão do trabalho pedagógico, com a finalidade da autonomia dos sujeitos que compõem a comunidade escolar.
IV. Construção coletiva do projeto político-pedagógico, fortalecimento do conselho escolar, implantação de canais efetivos de participação dos alunos (Grêmios Estudantis) e de pais (Associação de Pais e Mestres)
V. Negação das diretrizes e normas emitidas pelos sistemas de ensino e pelo Ministério da Educação, uma vez que a escola tem total autonomia para elaborar as suas próprias normas e diretrizes, conforme as exigências do seu projeto político pedagógico.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
Alternativas
Q2018048 Pedagogia
    Marque a instituição, ligada diretamente à estrutura do Estado, que possui a função de ser, ao mesmo tempo, normativa e deliberativa, entre as apresentadas nas alternativas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: C
5: B