Questões de Engenharia de Software - Orientação a Objetos para Concurso
Foram encontradas 906 questões
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
UFR
Prova:
CS-UFG - 2023 - UFR - Analista de Tecnologia da Informação |
Q2335153
Engenharia de Software
No contexto de Análise e Projeto Orientado a Objetos, o
encapsulamento é a capacidade de
Ano: 2023
Banca:
IV - UFG
Órgão:
UFT
Prova:
CS-UFG - 2023 - UFT - Analista de Tecnologia da Informação |
Q2310463
Engenharia de Software
No contexto de Análise e Projeto Orientado a Objetos, o
encapsulamento é a capacidade de
Ano: 2023
Banca:
IF-ES
Órgão:
IF-ES
Prova:
IF-ES - 2023 - IF-ES - Analista de Tecnologia da Informação |
Q2310222
Engenharia de Software
Na análise e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, o diagrama de classes
assume um papel central. Na UML, classes são representadas por um retângulo com três
compartimentos, onde o compartimento superior é relativo ao nome da classe, o
compartimento do meio é dedicado às especificações dos atributos, e o compartimento inferior
é dedicado às especificações das operações da classe, também chamada de métodos. Os
atributos e métodos possuem símbolos à esquerda que definem sua visibilidade. Com base
nisso, avalie as descrições de visibilidade dos atributos e métodos especificados abaixo:
( ) Pode ser acessado somente pela própria classe. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer outra classe. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer subclasse, mas não a outras classes. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer classe que pertença ao mesmo pacote.
A ordem CORRETA dos símbolos de visibilidade utilizadas na UML que preenchem os parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Pode ser acessado somente pela própria classe. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer outra classe. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer subclasse, mas não a outras classes. ( ) Pode ser acessado pela própria classe ou por qualquer classe que pertença ao mesmo pacote.
A ordem CORRETA dos símbolos de visibilidade utilizadas na UML que preenchem os parênteses, de cima para baixo, é:
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SAEB-BA
Prova:
IBFC - 2023 - SAEB-BA - Analista Técnico - Tecnologia da Informação (Desenvolvimento) |
Q2309962
Engenharia de Software
Em paralelo aos conhecimentos do
desenvolvimento orientado a objetos, padrões
de projetos foram desenvolvidos, a fim de
propor padrões já consagrados para a
resolução de problemas que eventualmente são
recorrentes ao longo do desenvolvimento de
projeto logo existem diversas Design Patterns
(Padrões de projeto). Assinale a alternativa
correta sobre qual a principal finalidade da
Design Pattern Singleton.
Ano: 2023
Banca:
CONSULPAM
Órgão:
CISCOPAR
Prova:
CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Analista em Informática |
Q2299273
Engenharia de Software
Imagine a seguinte situação hipotética:
Um restaurante está passando por uma expansão de seus negócios e o proprietário aproveitou a oportunidade para melhorar o sistema informatizado, que era limitado e não atendia a todos os requisitos do negócio, e o(a) contratou para esta atividade. No desenvolvimento, foi observado que todo o acesso aos dados contidos nos objetos é realizado por métodos, e que não é preciso conhecer os detalhes internos dessas operações para utilizar as suas saídas no aprimoramento do software. Que conceito de orientação a objetos está descrito na situação hipotética acima? Assinale a alternativa CORRETA.
Um restaurante está passando por uma expansão de seus negócios e o proprietário aproveitou a oportunidade para melhorar o sistema informatizado, que era limitado e não atendia a todos os requisitos do negócio, e o(a) contratou para esta atividade. No desenvolvimento, foi observado que todo o acesso aos dados contidos nos objetos é realizado por métodos, e que não é preciso conhecer os detalhes internos dessas operações para utilizar as suas saídas no aprimoramento do software. Que conceito de orientação a objetos está descrito na situação hipotética acima? Assinale a alternativa CORRETA.