Questões de Engenharia de Software - Diagrama de Estados para Concurso
Foram encontradas 63 questões
Ano: 2023
Banca:
IF-ES
Órgão:
IF-ES
Prova:
IF-ES - 2023 - IF-ES - Técnico de Tecnologia da Informação |
Q2339832
Engenharia de Software
A UML define diversos tipos de diagramas com diferentes propósitos e características. Saber identificá-las é uma função essencial para o desenvolvimento de sistemas. Com base nisso, relacione as colunas a seguir, associando os diagramas com suas características:
1. Diagrama de Estados
2. Diagrama de Atividades
3. Diagrama de Comunicação
4. Diagrama de Sequência
( ) Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
( ) Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
( ) É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens.
( ) É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. Diagrama de Estados
2. Diagrama de Atividades
3. Diagrama de Comunicação
4. Diagrama de Sequência
( ) Mostra o comportamento dinâmico de um sistema ou de parte de um sistema por meio do fluxo de controle entre ações que o sistema executa. Um dos componentes principais é um nó ação, que corresponde a uma tarefa executada por um sistema de software. Existem setas que vão de um nó ação para outro e indicam o fluxo de controle.
( ) Provê uma visão dinâmica dos objetos de uma classe, sendo importantes para modelar o comportamento de objetos de uma classe em resposta à ocorrência de eventos.
( ) É um diagrama de interação com ênfase na organização estrutural dos objetos e nas relações entre os objetos e classes que enviam ou recebem mensagens.
( ) É utilizado, principalmente, para modelar as interações entre os atores e os objetos e entre os próprios objetos. Indica as comunicações dinâmicas durante a execução de uma tarefa e mostra a ordem temporal na qual as mensagens são enviadas para executar a tarefa.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ano: 2023
Banca:
Instituto Consulplan
Órgão:
CRC-RJ
Prova:
Instituto Consulplan - 2023 - CRC-RJ - Analista de Sistemas |
Q2287877
Engenharia de Software
A Unified Modeling Language™ (UML®) é uma linguagem de modelagem visual padrão para os analistas de negócios, arquitetos de software e desenvolvedores, empregada para descrever, especificar, projetar e documentar processos de negócios novos
ou existentes, estrutura e comportamento de artefatos de sistemas de software. Sobre diagramas UML, marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
( ) Diagrama de Estados: usado para representar o comportamento de um objeto em diferentes estados e as transições entre esses estados.
( ) Diagrama de Sequência: empregado para mostrar a sequência de interações entre objetos ou atores ao longo do tempo, geralmente em resposta a um evento específico.
( ) Diagrama de Classes: amplamente utilizado para representar a estrutura estática de um sistema orientado a objetos; mostra as classes do sistema, seus atributos, métodos e relacionamentos entre elas.
( ) Diagrama de Casos de Uso: usado para representar a interação entre atores e casos de uso, mostrando como os usuários interagem com o sistema e quais funcionalidades o sistema oferece para os atores.
A sequência está correta em
Ano: 2017
Banca:
COVEST-COPSET
Órgão:
UFPE
Prova:
COVEST-COPSET - 2017 - UFPE - Analista de Tecnologia da Informação/Área Sistemas |
Q2050229
Engenharia de Software
Em relação aos diagramas UML, assinale a afirmação
correta.
Q2026162
Engenharia de Software
A UML (Unified Modeling Language) prevê um
diagrama específico para modelar os diversos estados
de um objeto durante o seu ciclo de vida. O foco principal deste tipo de diagrama reside na identificação
dos valores que os atributos de uma classe podem
assumir, assim como os eventos ou mensagens enviadas para o objeto que efetivamente implicará na atribuição dos valores.
Assinale a alternativa que identifica corretamente este diagrama:
Assinale a alternativa que identifica corretamente este diagrama:
Ano: 2022
Banca:
Avança SP
Órgão:
Câmara Municipal de Sorocaba
Prova:
Avança SP - 2022 - Câmara Municipal de Sorocaba - Analista de Sistemas I |
Q1931296
Engenharia de Software
Ainda baseado na imagem do diagrama acima. O motorista e o mecânico, de acordo com a UML, são conhecidos como: