Questões de Serviço Social - Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social para Concurso

Foram encontradas 265 questões

Q2307001 Serviço Social
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Sendo assim, podemos afirmar que o marco importante citado é conhecido como: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: UFNT Prova: CS-UFG - 2023 - UFNT - Assistente Social |
Q2306645 Serviço Social
A partir dos anos 1990, no Brasil, foram implementadas políticas de ajuste neoliberal. Como consequência, houve o acirramento das desigualdades sociais, a desregulamentação dos direitos sociais e trabalhistas e a recomendação de políticas sociais focalizadas. Isso traz alterações para o Serviço Social, com forte tendência de redirecionar o trabalho profissional para operar a gestão
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: UFNT Prova: CS-UFG - 2023 - UFNT - Assistente Social |
Q2306643 Serviço Social
As estratégias adotadas pela burguesia para reestabelecer seu domínio de lucratividade diante da crise do capital, na década de 1970, foram estruturadas no tripé: reestruturação produtiva,
Alternativas
Q2302431 Serviço Social
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do artigo “Os desafios da gestão territorial na proteção básica em uma metrópole” (2020), de Souza e Bronzo, publicado na Revista Serviço Social & Sociedade:
Alternativas
Q2301605 Serviço Social
Sobre o serviço social na América Latina e a formação profissional do assistente social na sociedade brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. O movimento de reconceituação, dominado pela contestação ao tradicionalismo profissional, implicou um questionamento global da profissão, de seus fundamentos ideoteóricos, de suas raízes sociopolíticas, da direção social da prática profissional e de seu modus operandi.

II. A reconceituação do serviço social é um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social.

III. A existência de forças políticas, expressas massivamente no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), forças acadêmico-profissionais acumuladas pelo serviço social latino-americano e assistentes brasileiros são decisivas na “virada” do serviço social e remontam ao movimento de sua reconceituação, que cria bases materiais, intelectuais e políticas à renovação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: A