Questões de Psicologia - Psicanálise para Concurso

Foram encontradas 1.329 questões

Q2465047 Psicologia
Assinale a alternativa correta quanto à definição do conceito de ato falho de acordo com Laplanche e Pontalis (2001).
Alternativas
Q2457030 Psicologia
Freud designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesma, antes de escolher objetos exteriores. Este estado intermediário entre o autoerotismo e o amor de objeto, na qual o sujeito toma a si mesmo como objeto de amor, é o que permite a primeira unificação das pulsões sexuais.

O fragmento acima faz referência ao conceito de
Alternativas
Q2457028 Psicologia
Para Sándor Ferenczi, psicanalista contemporâneo e amigo de Sigmund Freud, o trauma torna-se patogênico para a criança em pelo menos dois momentos. No primeiro, a criança sofre a experiência traumática oriunda das atitudes passionais do adulto, como se observa em pais que abusam sexualmente de seus filhos ou os tratam com violência desmedida. Por sua vez, tal experiência se torna ainda mais traumática e patológica para a criança quando ela busca ajuda em outro adulto que lhe inspira confiança e a reconhece como protetora, que, no entanto, realiza o que Ferenczi define como
Alternativas
Q2457014 Psicologia
Sérgio acordou com dor de cabeça e tremores e mandou sua mulher Celia ligar para seu trabalho e avisar que ele estava doente. Em seguida, Sérgio foi para o bar, onde tomou sua primeira dose de conhaque do dia. Celia já conversou com o marido para ele procurar um médico, mas Sérgio afirma que tem controle sobre a bebida e que está apenas passando por uma fase ruim na repartição.

Nesse momento, Sérgio está usando com relação à sua dependência química o mecanismo de defesa de
Alternativas
Q2448383 Psicologia
No conhecido texto A psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos (1906), Freud delimita as diferenças entre o neurótico e o criminoso. 

De acordo com a teoria freudiana, analise as afirmativas a seguir.

I. No neurótico, o segredo está oculto de sua própria consciência, ao passo que o criminoso simula conscientemente ignorar o segredo. 
II. O investigador pode ser induzido a erro por um neurótico que, embora inocente, reage como culpado devido a um oculto sentimento de culpa e que se apodera da acusação.
III. No tratamento analítico, o neurótico esforça-se para combater as suas próprias resistências. Já no caso do criminoso, a resistência é de caráter consciente e ele tende a não cooperar com a investigação criminal.

Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: E