Questões de Psicologia - Ergonomia na Psicologia para Concurso

Foram encontradas 11 questões

Q1884701 Psicologia

O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.


A AET é realizada sob uma perspectiva de progressividade e seletividade, desdobrando-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. 

Alternativas
Q1813210 Psicologia
Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.
Os trabalhadores desenvolvem estratégias de mediação individual e coletiva para gerir o custo humano do trabalho e, se forem eficientes e eficazes, podem transformar o custo humano no trabalho em vivências de bem-estar.
Alternativas
Q1813209 Psicologia
Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.
Caso, após um erro grave na organização, o ergonomista seja solicitado a elaborar ações de melhoria do trabalho, ele deve buscar compreender as estratégias de mediação utilizadas pelos trabalhadores e os elementos da complexidade da atividade para subsidiar a sua proposta.
Alternativas
Q1698884 Psicologia

A respeito da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador, julgue o item.


A abordagem de qualidade de vida no trabalho (QVT) é contrária ao que preconiza a ergonomia, que possui um enfoque assistencialista e é de natureza paliativa.

Alternativas
Q1153681 Psicologia
Com relação à ergonomia e à psicodinâmica do trabalho, julgue o item que se segue.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: E