Questões de Pedagogia - Paulo Freire para Concurso

Foram encontradas 813 questões

Q2472133 Pedagogia
A Educação de Jovens e Adultos é influenciada fortemente pelo pensamento de Paulo Freire, visto que em sua pedagogia a alfabetização e a educação de adultos deve ter: 
Alternativas
Q2459934 Pedagogia
Apesar das diferenças teóricas entre os dois pensadores da educação, Paulo Freire teve sua visão influenciada pela obra de Anísio Teixeira.
Essa influência pode ser reconhecida em aspectos como 
Alternativas
Q2459929 Pedagogia
A linguagem do educador ou do político, tanto quanto a linguagem do povo, não existem sem um pensar e ambos, linguagem e pensar, sem uma realidade a que se encontrem referidos. 
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 

O trecho acima versa sobre o uso da linguagem na política e na educação.
Segundo Paulo Freire, é correto afirmar que  
Alternativas
Q2458027 Pedagogia
Freire (2003, p. 79) afirma que […] é impossível compreender o ensino sem o aprendizado e ambos sem o conhecimento. No processo de ensinar há o ato de saber do professor.
Na perspectiva do teórico, avalie as afirmativas a seguir.

I. Freire concebe a prática docente como prática educativa, tornando-se especialmente exigente para com os professores e a sua formação, recusando antinomias simplistas. Para Freire, o professor tem que conhecer aquilo o que ensina.
II. A educação é diretiva e a autoridade docente que propõe não é confundível com a imposição da autoridade nem com a inibição da liberdade.
III. A democracia e a justiça são consideradas cruciais, não apenas como conteúdos que são objetos do ensino, mas especialmente como práticas que atravessam a escola e a sala de aula, em diálogo com a comunidade, visando a educação política e cidadã dos educandos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2457821 Pedagogia
A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não só para a educação social, mas, para a educação popular e comunitária.

Avalie se suas principais contribuições à educação incluem

I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: E
5: E