Questões de Odontologia - Periodontia para Concurso

Foram encontradas 1.559 questões

Q2460140 Odontologia
O índice periodontal comunitário (CPI) permite avaliar a condição periodontal quanto à presença de sangramento gengival, cálculo dentário ou bolsa periodontal, que terão seus códigos registrados separadamente, possibilitando a observação da prevalência de cada condição para cada sextante. Não são feitos registros de bolsas periodontais em crianças com 12 anos de idade, devido à baixa prevalência de doença periodontal destrutiva e à possibilidade de diagnóstico falso positivo de bolsa periodontal, em função da erupção dos dentes permanentes.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Critérios utilizados para avaliação de sangramento: Código 0, sextante hígido quando não há sinal de sangramento ao exame. Código 1, presença de sangramento quando um dos dentes-índices do sextante apresenta sangramento após a sondagem.
II. Critérios para avaliação da presença de cálculo: Código 0, sextante hígido quando não há nenhum sinal de cálculo ao exame. Código 2, presença de cálculo quando este for detectado em qualquer quantidade em um dos dentes-índices do sextante, mas com toda a área preta da sonda visível – indicando ausência de alteração da profundidade de sondagem.
III. Critérios para avaliação de bolsa periodontal: Código 0, sextante hígido quando não há nenhum sinal de bolsa periodontal ao exame. Código 3, presença de bolsa de 4 a 5 mm quando a marca preta da sonda fica parcialmente coberta pela margem gengival em um dos dentes-índices do sextante. Como a marca inferior da área preta corresponde a 3,5 mm e a superior 5,5 mm, a bolsa detectada deve estar entre 4 e 5 mm. Código 4, bolsa de 6 mm ou mais quando a área preta da sonda fica totalmente coberta pela margem da gengiva. Como a marca superior da área preta fica a 5,5 mm da ponta, a bolsa é de, pelo menos, 6 mm.
IV. Código 9, utilizando nos três critérios, e sextante será excluído quando menos de dois dentes funcionais estão presentes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2460127 Odontologia
O termo “envolvimento de furca” refere-se à invasão da bifurcação e trifurcação de dentes multirradiculares pela doença periodontal. A prevalência de molares com furca envolvida não está clara. Embora alguns relatos indiquem que os primeiros molares mandibulares são os locais mais comuns e os pré-molares maxilares os menos comuns, outros estudos encontraram maior prevalência em molares superiores. O número de envolvimentos de furca aumenta com a idade. A furca exposta pode estar visível clinicamente ou coberta pela parede da bolsa. A extensão do envolvimento é determinada pela exploração com uma sonda romba, associada a um jato simultâneo de ar para facilitar a visualização. Os envolvimentos de furca foram classificados nos graus I, II, III e IV, de acordo com a quantidade de destruição tecidual.
Qual é a classificação do grau de furca como uma perda óssea total, com uma abertura de lado a lado da furca e com retração gengival expondo a furca à visualização direta?
Alternativas
Q2455422 Odontologia
O êxito de um tratamento periodontal depende da qualidade da raspagem corono-radicular que sofre influência dos instrumentais de uso periodontal, e que, portanto, devem estar devidamente afiados. Diversas são as pedras de afiar, exceto
Alternativas
Q2454743 Odontologia
O controle mecânico da placa tem como intuito:
Alternativas
Q2454740 Odontologia
Um paciente apresenta uma inflamação limitada aos tecidos moles, afetando apenas a porção tecidual que circunda os dentes (difusa). Sabe-se que a patologia citada ocorre devido à falta de higienização bucal adequada, que leva ao acúmulo de placa dental, fato que afeta a microbiota oral. O prognóstico é favorável, caso medidas simples sejam adotadas, como visita periódica ao dentista e higiene bucal correta. O quadro descrito descreve um caso de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: D