Questões de Odontologia - Patologias Endodônticas: Diagnóstico e Tratamento para Concurso

Foram encontradas 692 questões

Q2460128 Odontologia
A gengivoestomatite herpética primária é uma infecção da cavidade oral, causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1). Ocorre com maior frequência em bebês e crianças com menos de seis anos de idade, mas também é vista em adolescentes e adultos. A incidência em homens e mulheres é semelhante. No entanto, a infecção primária é assintomática na maioria dos pacientes.
Com relação à gengivoestomatite, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2451158 Odontologia
As limas são instrumentos indicados para o tratamento e preparação do canal. São dotadas de cabos coloridos que indicam sua espessura. Quais das limas mencionadas a seguir não fazem parte do grupo das limas da primeira série? 
Alternativas
Q2440908 Odontologia
Uma paciente de 55 anos, sexo feminino, comparece à clínica odontológica com queixa de dor persistente na região do segundo molar superior direito. Durante a anamnese, ela relata que a dor começou há cerca de um mês e tem piorado progressivamente, principalmente à noite. Ela também menciona que sente dor ao mastigar alimentos duros. No exame físico, observa-se uma restauração de amálgama extensa no dente afetado. Ao realizar as percussões vertical e horizontal do dente, a paciente refere dor intensa. A radiografia periapical revela uma lesão radiolúcida na região periapical do dente. Com base nessas informações, qual é o diagnóstico mais provável e qual é o plano de tratamento mais adequado para esse caso?
Alternativas
Q2438466 Odontologia

Acerca de polpa dental, julgue o item que se segue.


Em caso de dente unirradicular sem dor espontânea, que não responde ao teste elétrico e responde negativamente ao teste de sensibilidade ao frio e positivamente ao teste prolongado ao calor, a necrose pulpar é suspeição diagnóstica possível. 

Alternativas
Q2415187 Odontologia
O trauma bucal pode causar diversas lesões e fraturas nas estruturas orais. A respeito das fraturas radiculares horizontais, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I.  Nas fraturas radiculares médias e apicais, inicialmente, é provável que, em muitos casos, a polpa no segmento coronário apresente necrose depois da lesão, mas a revascularização ainda é possível, devido a uma abertura apical muito grande no segmento coronário, se os segmentos forem bem reaproximados.
II. Caso não seja possível a reaproximação dos segmentos fraturados quando há fratura radicular cervical, a extração do segmento coronário é indicada.
III. Nas fraturas radiculares médias e apicais, o tratamento endodôntico é indicado no terço radicular coronário, a não ser que seja vista uma patologia periapical na região perirradicular ou apical, inviabilizando sua permanência.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: A