Questões de Odontologia - Odontologia Hospitalar para Concurso

Foram encontradas 331 questões

Q2454174 Odontologia
É atribuição do cirurgião-dentista cuidar da saúde odontológica dos pacientes com necessidades especiais, em questão, os pacientes que estão submetidos ao tratamento radioterápico em todas as fases da radioterapia contra o câncer, desde a fase preparatória, durante e após o tratamento, compondo a equipe multidisciplinar. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em caso de mucosite radioinduzida: fazer bochechos com bicarbonato de sódio (na proporção de uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água filtrada ou fervida, cinco vezes ao dia) ou leite de magnésia, e/ou com o uso de laser de baixa potência.
( ) Em caso de candidose: usar antifúngicos sistêmicos como nistatina ou cetoconazol ou usar antifúngicos tópicos como nistatina, anfoterencina B, fluconazol e itraconazol.
( ) Na fase preparatória para radioterapia, o dentista deve realizar no paciente apenas procedimentos de urgência, como drenagem de abscesso e acesso endodôntico.
( ) No período radioterápico deve-se Introduzir o uso de flúor gel neutro 1% por quatro minutos ou fazer bochecho com flúor 0,05% três vezes ao dia, em pacientes dentados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas
Q2395313 Odontologia
Repensando aspectos importantes pós-pandemia e considerando a complexidade do serviço de odontologia, condições ambientais/sanitárias/estruturas mínimas para atendimentos ambulatoriais são recomendadas. Assim, um ambiente (arejado e de fácil higienização) apropriado e exclusivo para vestimenta de paramentos e sua remoção deverá ser planejado e construído. Na organização do consultório odontológico, esse ambiente denomina-se sala de 
Alternativas
Q2388884 Odontologia
Um dos maiores desafios para o cirurgião-dentista que atende pacientes com alterações motoras é o posicionamento na cadeira odontológica e a dificuldade para estabilização de movimentos involuntários. Além da espasticidade oral e cervical, que dificultam o bom posicionamento na cadeira odontológica, a disfagia orofaríngea pode favorecer o risco de fenômenos aspirativos quando do uso da alta rotação e da seringa tríplice. Reflexos primitivos que determinam a ação involuntária da mordida e os vômitos, além de hipersensibilidade bucal e quadros convulsivos que podem tornar-se uma intercorrência clínica importante para o cirurgião-dentista. Está associada às características acima descritas: 
Alternativas
Q2383830 Odontologia
No tratamento do politraumatizado, o protocolo de atendimento recomendado pela ATLS (Advanced Trauma Life Support) é o protocolo ABCDE, que auxilia na sequência de estabilização do paciente. Sobre o uso do protocolo ABCDE na avaliação primária do trauma, a letra “A” corresponde à 
Alternativas
Q2383828 Odontologia
Com o objetivo de classificar o paciente de acordo com seu estado de saúde geral e categorizar o risco médico, a classificação da Sociedade Americana de Anestesiologistas foi adaptada para uso na odontologia. De acordo com essa classificação, o paciente portador de Diabetes Mellitus Tipo I, com a doença controlada, é classificado como
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: C