Questões de Odontologia - Cirurgia Maxilofacial. Acidentes e Complicações. para Concurso

Foram encontradas 1.172 questões

Q2465744 Odontologia
“Essa técnica possui uma incisão relaxante que segue do ramo ascendente mandibular à distal do segundo molar inferior, contornando-o intra-sulcularmente junto com o primeiro molar inferior e o segundo pré molar inferior. Sendo que não possui nenhuma relaxante na região vestibular. Sendo o retalho rebatido a seguir.” O texto acima se refere a qual tipo de incisão?
Alternativas
Q2460131 Odontologia
Em pacientes anticoagulados, os procedimentos cirúrgicos odontológicos são realizados, em alguns casos, sem a necessidade de suspensão da terapia anticoagulante. Isso vem sendo preconizado por um número crescente de autores, que observaram uma incidência mínima de episódios hemorrágicos após cirurgias em que os valores de RNI dos usuários estavam dentro dos índices terapêuticos. O odontólogo, portanto, deve atuar minimizando o trauma cirúrgico, além de ter um cuidado especial quando o usuário apresentar algum fator de risco ou comorbidade que pode interferir na anticoagulação e / ou sangramento.
Para o controle de sangramento no pós-operatório, segundo o Manual de Saúde Bucal da Prefeitura de Belo Horizonte (2022), não é recomendado:
Alternativas
Q2460126 Odontologia
Em 1962, a American Society of Anesthesiologists (ASA) adotou o que é atualmente designado como sistema de classificação do estado físico (ASA PS). Esse sistema constitui um meio de estimar o risco médico apresentado pelo paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico. O sistema vem sendo usado continuamente desde 1962, praticamente sem alterações, e se mostrou um método valioso para a determinação do risco cirúrgico e anestésico antes da realização do procedimento.
Analise o caso clínico a seguir.
Paciente apresenta doença sistêmica incapacitante, que representa uma ameaça constante à sua vida. Com essa classificação, têm um ou vários problemas médicos de significância maior do que o tratamento odontológico planejado e apresenta sinais e sintomas de doença em repouso. Essa classificação constitui um sinal vermelho, um aviso de que o risco envolvido no tratamento do paciente é grande demais para permitir um cuidado eletivo. Em emergências dentárias, como os casos de infecção ou dor, os clínicos devem tratar os pacientes de maneira conservadora no consultório odontológico até que sua condição médica melhore. Se possível, o tratamento de emergência não deve ser invasivo, consistindo na administração de drogas tais como analgésicos para dor e antibióticos para infecção. Quando o dentista achar que é necessária uma intervenção imediata (por exemplo: incisão e drenagem, extração, extirpação da polpa dentária), sugere-se que, sempre que possível, o paciente receba o cuidado numa instituição de cuidados agudos (um hospital).
Qual é a classificação desse paciente?
Alternativas
Q2455402 Odontologia
Ainda que a modernidade tenha feito parecer que a idéia das dentaduras foi uma criação muito recente, a sua história data de milhares de anos atrás, com a origem das civilizações. A criatividade do homem, por sua vez, apenas possibilitou novas maneiras de substituir os dentes conforme os séculos foram se passando. Com o passar dos anos diversos materiais foram utilizados: madeira, pedra, dentes de lobo, pedaços de ossos, dentre outros. A perda dentária se acentuou muito a partir do século XVIII devido aumento no consumo de 1 alimento e uso de 1 substância, corretamente citados na alternativa:
Alternativas
Q2454396 Odontologia
Sobre exodontia e controle pós-operatório, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Dor pós-operatória que diminui no início, mas que começa a aumentar no terceiro ou quarto dia, sem inchaço ou outros sinais de infecção, é, provavelmente, sintoma de uma alveolite. Este problema é normalmente restrito aos alvéolos de molares inferiores e não representa uma infecção.
( ) Equimose não é algo perigoso e não aumenta a dor ou a chance de infecção. Normalmente, o surgimento de equimose acontece 2 a 4 dias após a cirurgia e usualmente se resolve em 7 a 10 dias.
( ) Acetaminofeno pode interferir na função plaquetária, portanto não é o mais indicado para analgesia pós-operatória em determinados pacientes que têm maiores riscos de sangramento devido à deficiência plaquetária. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: A