Questões de Veterinária - Órgãos Relacionados e Planos Nacionais para Concurso

Foram encontradas 192 questões

Q2464979 Veterinária
Leia os enunciados a seguir:

I - O Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) prevê a obrigatoriedade da vacinação de todas as bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade com dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra RB51 de Brucella abortus.
II - Bezerras que não foram vacinadas dos 3 a 8 meses de idade deverão ter sua situação vacinal regularizada, mediante a utilização da amostra B19.
III - As fêmeas bovinas vacinadas de 3 a 8 meses devem, obrigatoriamente, ser marcadas com ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da face.
IV - Fêmeas bovinas vacinadas com a vacina RB51 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação na região da anca. V - Fêmeas bovinas vacinadas com a amostra B19 deverão ser marcadas com um VB na face.
Estão corretas:
Alternativas
Q2398922 Veterinária

Nem todo o mundo sabe, mas 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre (pág. 13, edição 84 da Revista CFMV). De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998. Desde 2011, médicos-veterinários fazem parte das equipes do:

Alternativas
Q2398827 Veterinária

A vigilância sanitária federal está presente em pontos de entrada considerados estratégicos, levando-se em consideração, o fluxo de viajantes e de meios de transporte internacionais, seu posicionamento geográfico e a vulnerabilidade sanitária e epidemiológica e devido à grande circulação de pessoas, bens e serviços, os pontos de entrada são considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças (Agência Nacional de Saúde - ANVISA). É correto afirmar que é considerado um potencial de risco na disseminação de doenças:

Alternativas
Q2375236 Veterinária
O APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um sistema qualitativo que viabiliza a segurança alimentar através da análise e do controle de perigos (físicos, químicos e biológicos) em cada passo da produção do alimento. A primeira etapa desse sistema é: 
Alternativas
Q2373342 Veterinária
A Instrução Normativa nº 48, de 14 de julho de 2020 aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. A normativa define que, entre os animais susceptíveis à febre aftosa, na qual a infecção e a importância epidemiológica foram demonstradas cientificamente, estão, especialmente,
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: C
5: B