Questões de Veterinária - Clínica Cirúrgica e Anestesiologia para Concurso

Foram encontradas 424 questões

Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435188 Veterinária

Para submeter o animal a anestesia inalatória, o anestesista deve dominar a farmacologia dos agentes anestésicos voláteis, bem como é fundamental escolher o sistema anestésico adequado para cada paciente. Sobre os anestésicos inalatórios, classifique as informações abaixo em verdadeiro V ou falso F.


( ) Halotano é um liquido incolor, solução estável e não inflamável, que pode ser empregado tanto para indução anestésica como manutenção inalatória, tendo potência anestésica inferior ao isofluorano.

( ) O oxido nitroso é um gás não halogenado, que pode ser utilizado em associação a um agente halogenado para a manutenção da anestesia geral em animais.

( ) O sevofluorano, quando comparado ao isofluorano e halotano, tem como vantagem a rapidez na indução anestésica, via máscara facial, apesar de ser o agente de manutenção volátil menos potente dos três.


A sequência das respostas está CORRETA em:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435185 Veterinária

Os avanços da Medicina Veterinária e o estreitamento da relação do tutor com o animal refletem o aumento da expectativa de vida de cães e gatos. Sendo assim, é relativamente comum que animais idosos sejam submetidos a procedimentos sob anestesia geral. Sobre a anestesia na geriatria veterinária, avalie as informações abaixo:


I. A ventilação pulmonar e as trocas gasosas em pacientes geriátricos pode estar prejudicada pela progressiva fibrocalcificação da parede torácica, degeneração do tecido parenquimatoso e redução da força da musculatura respiratória;

lI. Pacientes geriátricos estão mais suscetíveis a desenvolver hipotermia durante a anestesia devido à diminuição na função do centro termorregulador desses animais;

IlI. Animais idosos apresentam diminuição progressiva do espaço morto anatômico e alveolar, devido à redução da área de superfície alveolar funcional, por alterações histológicas no pulmão;

IV. Em animais idosos geralmente ocorre redução no clearance plasmático de fármacos que necessitam de biotransformação hepática, podendo aumentar o tempo de duração destes fármacos.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435184 Veterinária

A anestesia intravenosa total é uma modalidade de manutenção da anestesia geral que visa promover hipnose, miorrelaxamento e analgesia ao paciente por meio da administração de fármacos injetáveis. Sobre esta modalidade de anestesia geral, classifique as informações abaixo em verdadeira V ou falsa F.


( ) a manutenção da anestesia geral por meio de doses bolus sucessivas pode ser uma escolha para procedimentos rápidos.

( ) uso de anestésicos gerais intravenosos, por infusão contínua, visa manter constante a concentração plasmática alvo do fármaco, evitando flutuações da concentração plasmática e do plano anestésico do animal.

( ) A manutenção anestésica intravenosa, com o uso de anestésicos gerais injetáveis, exige o uso de bombas de infusão para a sua realização.


A sequência das respostas está CORRETA em:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435182 Veterinária

A respeito da dor aguda pós-operatória em cães, considere as sentenças abaixo, classificando-as em verdadeiro V ou falso F.


( ) A avaliação do cortisol plasmático tem se mostrado um indicador fiel para o diagnóstico da dor aguda em cães e gatos.

( ) Alterações de diâmetro pupilar e parâmetros fisiológicos devem ser consideradas em conjunto com outros parâmetros comportamentais, visto que inúmeros fatores, além da dor aguda, podem afetá-las.

( ) Testes de marcha com placa de força não são metodologias úteis pra avaliação de claudicação em cães no pós-operatório de cirurgias ortopédicas, sendo mais úteis para o uso em diagnósticos de problemas locomotores em equideos.

( ) A escala composta de avaliação de dor de Glasgow é validada para mensuração de dor aguda em cães e envolve tanto a observação a distância do paciente como a interação com o mesmo.


A sequência das respostas está CORRETA em:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2023 - UFRR - Medico Veterinário |
Q2435170 Veterinária

O período de recuperação pós-anestésica é definido como período entre a descontinuação da administração de fármacos anestésicos (injetáveis ou inalatórios} e o tempo em que o paciente recupera a consciência. O retorno gradual ou imediato de consciência deve ser monitorado, bem como a sensibilidade, padrão e frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial e retorno do tônus muscular. Entretanto, outros parâmetros e particularidades envolvem a condição clínica do paciente no retorno anestésico. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:


( ) Durante e após o retorno anestésico, a avaliação da dor deve ser considerada, principalmente em pacientes que apresentam disferia e agitação.

( ) Durante o retorno anestésico, a temperatura corporal deve ser acompanhada, principalmente em cães e gatos neonatos, que são mais sensíveis à hipotermia.

( ) A maioria dos pacientes hígidos pode ter uma recuperação anestésica tranquila, porém, para uma pequena parcela - e não menos importante -, o retorno anestésico pode ser um processo ameaçador à vida, ou seja, na recuperação anestésica existe sim o risco óbito.

( ) Nos cães e gatos cardiopatas, as complicações como edema pulmonar, isquemia e arritmias são raras na recuperação anestésica.


A sequência está CORRETA em:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: E